HAL concluiu a produção dos Su-30MKI. A empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou oficialmente no dia 18 de março, que sua Divisão Nashik concluiu a produção dos 140 últimos jatos Su-30MKI todos destinados a Indian Air Force (IAF).
Os trabalhos de montagem e entrega das aeronaves foram concluídos em janeiro de 2021. O Sukhoi Su-30MKI é uma versão desenvolvida em conjunto pelo Sukhoi Design Bureau e HAL para a IAF em um program realizado em quatro fases. A fase 4 envolve a produção de matérias-primas fornecidas pela Rússia, isto é, quando o Su-30MKI foi todo fabricado em solo indiano. Até a fase 3, parte dos componentes vinham da Rússia para a montagem final na Índia.
A conclusão desta fase projeto põe fim à fabricação de aeronaves Su-30MKI para o IAF sob licença da empresa de aeronaves Sukhoi na Rússia. Além da aeronave em si, a HAL também fabrica o motor AL31FP com matérias-primas fornecidas pela Sukhoi em sua Divisão de Motores na cidade de Koraput, Odisha.
Ao todo, foram entregues 272 aeronaves Su-30MKI para a Força Aérea da Índia, sendo 222 fabricadas/montadas pela HAL – as primeiras 50 foram montadas na Rússia.
A linha de produção da HAL, poderá ser acionada para construir um lote adicional de 12 Su-30MKIs. Em julho do ano passado, o Ministério da Defesa da Índia (MoD) aprovou a aquisição das novas aeronaves, e agora negocia com a Sukhoi os detalhes do contrato de US $ 1,47 bilhão, que deverá estar fechado em 2022. Esse lote adicional será destinado para recompor a frota de Su-30MKI perdidos em acidentes.
@CAS