Guerra na Ucrânia marca uma nova postura para os Typhoons da RAF. A guerra na Ucrânia, disparada pela Rússia em fevereiro de 2022, viu uma mudança operacional para os Eurofighter Typhoon da Force da Royal Air Force (RAF), aumentando maciçamente suas horas de voo e o nível de suporte necessário para manter as operações.
Falando no show Royal International Air Tattoo (RIAT) RAF Fairford em Gloucestershire, Jez Milne, diretor da BAE Systems, disse que a nova invasão russa da Ucrânia em 2022 viu um enorme esforço de indústria para sustentar a crescente demanda que está sendo colocada na frota Typhoon da RAF.
“Se voltarmos a 24 de fevereiro de 2022 e à invasão da Ucrânia pela Rússia, o jogo mudou para a RAF em termos operacionais e, claro, também mudou para nós em termos de apoio”, disse Milne. “Coletivamente, alimentamos a luta por eles — permitimos que a Força Aérea entregasse o que precisava fazer”.
Sob o plano Typhoon Total Availability eNterprise (TyTAN), a indústria é contratada para fornecer à RAF Typhoon Force um mínimo de 179.000 horas de voo em 10 anos ou 17.900 horas por ano.
“Tentamos manter todas as aeronaves que estão na linha de frente em média na metade das horas entre os serviços. Então, se você tem uma aeronave que precisa de manutenção a cada 625 horas, queremos que a média da frota seja de pouco mais de 300 horas. Se a RAF começar a queimar horas mais rápido do que nossa manutenção está gastando horas, então você terá um pequeno problema”, disse Milne.
Boa parte deste esforço de horas de voo e treinamento está focado em missões para proteger a OTAN em voo de patrulhar, QRA e claro de preparação para uma eventual reação em caso das hostilidades atingir um dos membros da aliança.
Hoje a RAF tem uma frota de cerca de 100 Eurofighters operacionais, distribuídos em 10 unidades aéreas postadas em duas bases áereas: RAF Lossiemouth e RAF Coningsby. A RAF concomendou 160 unidades, todas entregues até 2019. Em março de 2022, cerca de 137 estavam no inventário, onde cerca de 100 estavam ativas, sendo a última versão o FGR.4. As unidades de Typhoon são: 1 (F) Squadron, 12 Squadron, 29 Squadron, 3 (F) Squadron, 4 RAF Police (Typhoon) Squadron, 41 Squadron, 6 Squadron, II (AC) Squadron, IX (B) Squadron e o XI (F) Squadron.
@CAS