
Guerra na Ucrânia: base militar russa atacada na Crimeia. A Ucrânia reivindicou a autoria do ataque que atingiu a Base Aérea russa de Saki, em Novofedorivka, na Crimeia, nesta terça-feira (09/08). Moscou se apressou em negar que sua base miliar sofreu um ataque, afirmando apenas que ocorreram explosões em depósitos de munição. O evento deixou pelo menos um morto e vários feridos.
Mikhailo Podolyak, conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em sua conta no Twitter: “É apenas o começo. O futuro da Crimeia é ser a pérola do Mar Negro, não uma base militar para terroristas”.
Oficialmente, o Ministério da Defesa da Ucrânia lançou uma nota tergiversando sobre o ataque, e com tom debochado, alertou que “fumar próximo a explosivos poderia ser perigoso”.
Imediatamente após as primeiras explosões, e contradizendo a explicação oficial do Ministério da Defesa russo, Viktoria Kazmirova, sub-chefe do Distrito de Saki, indicou que a base militar estaria sob ataques.
Diversos prédios na Vila de Novofedorivka tiveram suas janelas e fachadas danificadas pela força das explosões. De acordo com a agência de notícias Readovka, pessoas foram evacuadas, e pelo menos dez explosões foram ouvidas.
Localizada a cerca de 200 km do ponto mais próximo em território ucraniano, o Oblast de Kherson, a Base Aérea de Saki é usada pelos russos, para lançar ataques aéreos no sul do país. O local abriga o 43º Regimento de Aviação Naval de Assalto, uma Unidade subordinada à Frota do Mar Negro, e que opera com aeronaves Su-30SM, Su-24M, Su-24MP e Tu-134. A base também inclui um complexo de treinamento de aviação naval.
Relatos de que diversas aeronaves foram danificadas na Base Aérea de Saki, entre eles alguns Su-24, como mostra o vídeo abaixo, que supostamente foi filmado no local.
A Península da Crimeia pertencia à Ucrânia até ser anexada pelo governo russo em 26 fevereiro de 2014, após um referendo não reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.
@FFO