• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Guarnição de Aeronáutica do Recife restaura monumentos de aeronaves

3 de novembro de 2023
Guarnição de Aeronáutica do Recife restaura monumentos de aeronaves. AT-26 Xavante, preservado no Hospital de Aeronáutica de Recife (Fotos: FAB).
Guarnição de Aeronáutica do Recife restaura monumentos de aeronaves. AT-26 Xavante, preservado no Hospital de Aeronáutica de Recife (Fotos: FAB).

Guarnição de Aeronáutica do Recife restaura monumentos de aeronaves. Ao longo deste ano de 2023, a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica do Recife (GUARNAE-RF) tem implementado o seu projeto de revitalização e restauração dos monumentos de aeronaves militares nas Organizações Militares (OM) da capital Pernambucana e região metropolitana.

TF-33 Shooting Star  localizado em frente ao Prédio do Comando do II COMAR
TF-33 Shooting Star localizado em frente ao Prédio do Comando do II COMAR

Gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), o Projeto tem por objetivo recuperar defeitos e a estética das aeronaves que sofreram com a exposição às intempéries do clima. Com o apoio da Base Aérea de Recife (BARF) e do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), os técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam trabalhos de recuperação estrutural, tratamento anticorrosivo, pintura e o polimento das aeronaves.

HS-125 Hawker preservado no SERIPA II
HS-125 Hawker preservado no SERIPA II

As primeiras aeronaves restauradas fora o TF-33A Shooting Star e o HS-125 Hawker (VU-93), localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente. O AT-26 Xavante, preservado no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), foi o terceiro a passar pelos trabalhos de recuperação. Este último, está em uma localização privilegiada, e atrai o olhar das pessoas que passam pela orla da Praia de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana.

O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante, localizadas no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN).

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login