Guarda Nacional do Exército dos EUA suspende operações dos AH-64 Apache. Dois recentes acidentes com helicópteros de ataque AH-64D Apache, levaram o Comando da Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos suspender temporariamente todas as operações com este tipo de aeronave. O anúncio foi divulgado na última terça-feira (27/02) e informando que a suspensão se iniciou no dia anterior.
O comunicado ocorreu quatro dias depois do acidente em Boneville, no Misssissipi, quando um Apache da Guarda Nacional do Mississippi caiu durante um voo de treinamento, matando os seus dois tripulantes, o Subtenente 4 Bryan Andrew Zemek e o Subtenente 4 Derek Joshua Abbott. Foi o segundo acidente fatal com os AH-64 da Guarda Nacional apenas neste mes de fevereiro.
“Dois acidentes com helicópteros AH-64D Apache em Utah, no dia 12 de fevereiro, e no Mississippi, em 23 de fevereiro, levaram à decisão de suspender os voos com todos os helicópteros [da Guarda Nacional] por razões de segurança”, disse a NG em comunicado.
Quase 45.000 militares da Guarda Nacional estão atualmente estão envolvidos em missões internas nos Estados Unidos, ou destacados no exterior. A Guarda Nacional é responsável por fornecer uma parte substancial do poder aéreo dos EUA no estrangeiro.
“Somos uma força de combate com helicópteros treinando ou em missão em todo o mundo todos os dias”, disse o tenente-general Jon Jensen, diretor da Guarda Nacional do Exército, em comunicado. “A segurança está sempre em primeiro lugar em nossas mentes. Iremos nos retirar para garantir que todas as nossas tripulações estejam preparadas da melhor forma possível para tudo o que lhes for solicitado.”
@FFO