West Virginia National Guard’s Company C, 2-104th General Support Aviation Battalion, Aeromedical Evacuation Company (MEDEVAC), received its first of six new HH-60M “Mike” model Black Hawk helicopters at the Army Aviation Support Facility 1, Wood County Airport (KPKB), Williamstown, West Virginia, April 12, 2022. Built by Sikorsky Aircraft for the US Army, the HH-60M-model is specifically designed to provide aerial medical support and ambulatory patient transport services under difficult weather conditions, during day and night. (U.S. Army National Guard photo by Edwin L. Wriston)
Guarda Nacional do Exército dos EUA recebeu primeiro HH-60 “Mike”. A Guarda Nacional da West Virginia (WV ANG) recebeu em 12 de abril, seu primeiro de seis novos helicópteros HH-60M Black Hawk. A aeronave foi designada para a Companhia C, subordinada ao 2-104th General Support Aviation Battalion, Aeromedical Evacuation Company (MEDEVAC).
Desenvolvido para o Exército dos EUA (US Army), o Sikorsky HH-60M é um helicóptero para missões de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC) em combate, com capacidade de operação em condições meteorológicas adversas. A tripulação típica está composta por dois pilotos, chefe-de-cabine e médico-de-voo.
“O modelo Mike’ [HH-60M] é um salto tecnológico de 30 anos com várias melhorias nos projetos Black Hawk existentes”, disse o Tenente-Coronel Harold Nicely, Oficial de Aviação do US Army.
Entre os recursos avançados que equipam o novo HH-60M, estão um kit aeromédico (MEP – Medical Evacuation Mission Equipment Package) e um sistema integrado de gerenciamento de saúde (IVHMS- Integrated Vehicle Health Management System), que transformam o helicóptero em uma verdadeira ambulância aérea. Além disso, o “Mike” tem capacidade de geração de oxigênio, e um interior reconfigurável com macas para transportar seis pacientes, médicos de voo e os tripulantes técnicos.
Embora a missão principal do HH-60M seja a MEDEVAC, ele também pode ser utilizado em missões de transporte de pessoal e cargas, realizar missões de busca e salvamento, reabastecimento tático, reconhecimento aéreo e supressão de incêndios florestais.
“A nova aeronave tem um cockpit totalmente digitalizado, com quatro telas multifuncionais, que aumentam a consciência situacional [dos pilotos]. Também é equipado com computador de controle de voo digital duplo, mapa móvel, escopo de tempestade e sistemas de rádio e um sistema de navegação GPS/inercial. Todos esses recursos ajudam a tornar o modelo ‘Mike’ a ambulância aérea militar mais avançada em serviço”, complementou Nicely.
O HH-60M está equipado com dois motores T700-GE-701E com gerenciamento FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que conferem maior potência, velocidade de cruzeiro, razão de subida, capacidade de elevação e alcance. Também é equipado com uma caixa de engrenagens de durabilidade aprimorada e novas pás de rotor de material composto. O alcance básico do HH-60M é de 275 milhas náuticas (500 km), que pode ser estendido com tanques de combustível extra de 400 galões (1.500 litros). O novo Black Hawk ainda conta com um radar infravermelho de visão frontal atualizado (FLIR) e um guincho elétrico.
“Esta é a melhor aeronave que o Exército dos EUA oferece, aumentando significativamente a nossa capacidade de tratar pacientes e voar com segurança até mesmo nos ambientes mais adversos”, disse o Major Ryan Wolfe, Comandante da Companhia C, 2-104th GASB.
Para voar o “Mike”, os pilotos de Black Hawk do US Army deve fazer um curso de adaptação de seis semanas. A Unidade deverá receber todos os seis novos HH-60M até o próximo ano.
Fonte: ANG WV
@FFO