Guarda Nacional do Exército dos EUA recebeu primeiro HH-60 “Mike”. A Guarda Nacional da West Virginia (WV ANG) recebeu em 12 de abril, seu primeiro de seis novos helicópteros HH-60M Black Hawk. A aeronave foi designada para a Companhia C, subordinada ao 2-104th General Support Aviation Battalion, Aeromedical Evacuation Company (MEDEVAC).
Desenvolvido para o Exército dos EUA (US Army), o Sikorsky HH-60M é um helicóptero para missões de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC) em combate, com capacidade de operação em condições meteorológicas adversas. A tripulação típica está composta por dois pilotos, chefe-de-cabine e médico-de-voo.
“O modelo Mike’ [HH-60M] é um salto tecnológico de 30 anos com várias melhorias nos projetos Black Hawk existentes”, disse o Tenente-Coronel Harold Nicely, Oficial de Aviação do US Army.
Entre os recursos avançados que equipam o novo HH-60M, estão um kit aeromédico (MEP – Medical Evacuation Mission Equipment Package) e um sistema integrado de gerenciamento de saúde (IVHMS- Integrated Vehicle Health Management System), que transformam o helicóptero em uma verdadeira ambulância aérea. Além disso, o “Mike” tem capacidade de geração de oxigênio, e um interior reconfigurável com macas para transportar seis pacientes, médicos de voo e os tripulantes técnicos.
Embora a missão principal do HH-60M seja a MEDEVAC, ele também pode ser utilizado em missões de transporte de pessoal e cargas, realizar missões de busca e salvamento, reabastecimento tático, reconhecimento aéreo e supressão de incêndios florestais.
“A nova aeronave tem um cockpit totalmente digitalizado, com quatro telas multifuncionais, que aumentam a consciência situacional [dos pilotos]. Também é equipado com computador de controle de voo digital duplo, mapa móvel, escopo de tempestade e sistemas de rádio e um sistema de navegação GPS/inercial. Todos esses recursos ajudam a tornar o modelo ‘Mike’ a ambulância aérea militar mais avançada em serviço”, complementou Nicely.
O HH-60M está equipado com dois motores T700-GE-701E com gerenciamento FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que conferem maior potência, velocidade de cruzeiro, razão de subida, capacidade de elevação e alcance. Também é equipado com uma caixa de engrenagens de durabilidade aprimorada e novas pás de rotor de material composto. O alcance básico do HH-60M é de 275 milhas náuticas (500 km), que pode ser estendido com tanques de combustível extra de 400 galões (1.500 litros). O novo Black Hawk ainda conta com um radar infravermelho de visão frontal atualizado (FLIR) e um guincho elétrico.
“Esta é a melhor aeronave que o Exército dos EUA oferece, aumentando significativamente a nossa capacidade de tratar pacientes e voar com segurança até mesmo nos ambientes mais adversos”, disse o Major Ryan Wolfe, Comandante da Companhia C, 2-104th GASB.
Para voar o “Mike”, os pilotos de Black Hawk do US Army deve fazer um curso de adaptação de seis semanas. A Unidade deverá receber todos os seis novos HH-60M até o próximo ano.
Fonte: ANG WV
@FFO