Guarda de Fronteira finlandesa substituirá seus antigos Do228. A Rajavartiolaitos, ou Guarda de Fronteira da Finlândia, iniciou o projeto MVX, com o objetivo de substituir suas duas envelhecidas aeronaves Dornier Do228, utilizadas em missões de vigilância e patrulha, por novos jatos multifuncionais. De acordo com uma publicação da Guarda Costeira, as novas aeronaves deverão chegar entre 2026 e 2027.
O programa MVX está na fase intermediária de Request for Quotation (RFQ), onde as aeronaves oferecidas serão avaliadas e os termos do contrato serão negociados com os principais candidatos. Durante este ano, estão previstas as rodadas de negociações entre o comprador e os fornecedores. O objetivo é concluir um contrato de aquisição com o vencedor até o final de 2023.
Estão disputando o contrato as aeronaves Bombardier Challenger 650, Dassault Falcon 2000LXS e Cessna Citation Longitude. As fornecedoras dos esquipamentos dedicados de missão, que irão equipar os jatos, são a Field Aerospace, L3Harris Technologies, Sierra Nevada Corporation e a St Airborne Systems.
Comprados em 1995, os dois Dornier Do228 da Rajavartiolaitos, matrículas OH-MVO e OH-MVN, realizam missões de vigilância e patrulha de fronteia, além de monitoração ambiental. Desde sua chegada, as aeronaves já passaram por atualizações e modernizações de equipamentos de navegação e sistemas de missão. Os elevados custos de manutenção e operação, obrigaram o governo finlandês investir em novas aeronaves, mais econômicas e equipadas com modernos sistemas de missão.
Fonte: Rajavartiolaitos
@FFO