Guarda Costeira Holandesa recebeu seu primeiro Dash 8 MPA. A Guarda Costeira da Holanda, ou Kustwacht (NLCG), recebeu seu primeiro bimotor de patrulha marítima De Havillan Canada DHC-8-102MPA (Maritime Patrol Aircraft). A aeronave, futuro PH-CGD (c/n 028), chegou em 20 de setembro na sua base operacional, o Aeroporto Internacional de Schiphol, em Amsterdã, ainda ostentando a matrícula provisória canadense (C-GCFK).
Com a função de substituir os antigos Dornier 228 da NLCG, inicialmente a nova aeronave passará por voos de testes e treinamento de tripulações, especialmente os operadores dos modernos equipamentos e sensores embarcados. O novo Dash 8 MPA conta com duas consoles de missão operados por profissionais treinados da Rijkswaterstaat, Customs, Royal Netherlands Marechaussee e da Autoridade de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo da Holanda (NVWA).
A aeronave conta com um radar de superfície para monitorar o tráfego naval em qualquer condição de iluminação, uma escotilha na parte inferior da fuselagem para lançamento de um bote salva-vidas, marcadores de fumaça para missões SAR e bóias com rádio transmissores que indicam a posição, temperatura da água, entre outras informações.
📹Ons nieuwe kustwachtvliegtuig werd eerder deze maand feestelijk onthaald door de brandweer met een watersaluut. We filmden het en mochten ook nog even naar binnen voor een paar shots van het moderne interieur. Bekijk hieronder de video. @Defensie_DMO #kustwacht pic.twitter.com/EO36iSLaTG
— Kustwacht Nederland (@Kustwacht_nl) September 20, 2022
A segunda aeronave, futuro PH-CGE (c/n 038) está em fase avançada de finalização, e espera-se que seja enviado para a Holanda em outubro, sendo que até sua chegada, a NLCG utilizará um Beechkraft King Air como aeronave reserva. Ambas aeronaves foram arrendamento por um período dez anos da empresa ISR Support Europe.
A Guarda Costeira Holandesa é uma organização independente que presta serviços para o governo, sob gerência do Ministério da Defesa (MoD), que é responsável pela organização e gestão, sendo os funcionários subordinados ao ministério.
@FFO