Guarda Costeira da Turquia operando drones Bayraktar TB2. O Comando da Guarda Costeira da Turquia está operando uma frota de seis drones Bayraktar TB2 em missões de patrulha marítima. A informação foi divulgada pelo Sr. İsmail Demir, Presidente da Agência da Indústria de Defesa Turca (SSB – Savunma Sanayii Başkanlığı).
O Comando da Guarda Costeira da Turquia é o mais recente operador nacional do Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) Bayraktar TB@ em sua versão não armada, e equipada com câmeras infravermelho (FLIR) desenvolvida pela ASELSAN. Entre os órgãos do governo turco que operam esses drones de vigilância estão o Comando das Forças Terrestres, Comando das Forças Navais, Comando da Gendarmeria, Serviço Nacional de Segurança, Direção Geral de Serviços Florestais e pela Agência Nacional de Inteligência.
Os Bayraktar da Guarda Costeira turca são operados pelo Comando do Esquadrão de UAV do Mediterrâneo, sediado no Aeroporto de İzmir/Adnan Menderes (ADB/LTBJ) e com uma base operacional no Aeroporto de Aydın/Çıldır (CII/LTBD).
Produzidos pela empresa turca Baykar a versão de combate do Bayraktar TB2 tomaram notoriedade no conflito da Rússia com a Ucrânia, após diversas ações bem sucedidas realizadas pelas forças armadas ucranianas. Com fama de ser o melhor da sua classe no mundo, desde que entrou em operação nas Forças Armadas da Turquia (TSK) em 2014, mais de 300 Bayraktar TB2 já foram produzidos, sendo que grande parte foi exportada para aproximadamente 30 países.
Fonte: MoD Turquia
@FFO