Guarda Costeira da Holanda receberá dois helicópteros AW189. A Kustwacht, ou Guarda Costeira da Holanda (NLCG), receberá no próximo mês de novembro, dois helicópteros Leonardo AW189 que serão usados em missões de Busca e Resgate (SAR) na área do Mar do Norte e nas vias navegáveis no interior do país. As aeronaves serão arrendadas por um período de dez anos da empresa Bristow Helicopters Ltd, que será responsável por operá-los e mantê-los.
Na última sexta-feira (03/06), o primeiro AW189 destinado à Kustwacht, ostentando a matrícula britânica G-MCGN (c/n 92001), fez uma rápida escala no Aeroporto Den Helder/De Kooy, na Holanda. Ele estava em rota para Lee-on-Solent, no Reino Unido, onde os tripulantes serão treinados para realizar operações SAR, antes de retornarem para a Holanda em novembro.
Três AW189 foram destinados a serem implantados sob este contrato de arrendamento, para os quais os registros holandeses PH-RSQ, PH-SAR e PH-NCG foram reservados. De acordo com o acordo, duas aeronaves são operadas simultaneamente.
O NLCG é uma organização independente que presta serviços para o governo holandês. Como administrador, o Ministério da Defesa da Holanda (MoD) é responsável pela organização e gestão do NLCG, cujos funcionários são subordinados à este ministério.
Fabricado pela italiana Leonardo, o AW189 é um helicóptero bimotor de médio porte derivado do AW149, e que compartilha semelhanças com o AW139 e o AW169. O helicóptero pode acomodar dezenove pessoas, além da tripulação, que normalmente é composta por dois pilotos, um operador de guincho, um operador de resgate e uma enfermeira de ambulância.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO