Guarda Aérea Nacional conclui up-grade dos radares de 72 caças F-16. A Northrop Grumman e USAF anunciaram que foi finalizada recentemente a atualização dos radares de setenta e dois caças F-16 da Guarda Aérea Nacional (ANG), que receberam modernos equipamentos de quinta geração com maior capacidade e precisão.
Em 2017, o Air Force Life Cycle Management Center concedeu o contrato de US$ 243 milhões para a Northrop Grumman atender uma solicitação urgente do U.S. Northern Command, que necessitava modernizar os radares dos F-16, para capacitá-los no rastreio de “ameaças com pequena seção transversal”, como os mísseis de cruzeiro.
Para atender a solicitação, a Northrop Grumman desenvolveu novos radares Active Electronically Scanned Array (AESA) derivados dos que equipam os caças mais modernos como o F-22 Raptor e o F-35 Lightining II. De acordo com a fabricante, os novos radares AESA tem maior poder de detecção e rastreio de alvos simultâneos, em distâncias maiores.
Os antigos radares mecânicos APG-68 que equipavam os F-16, tinham limitações com o tamanho e quantidade de alvos que podiam rastrear simultaneamente. Sua eficácia contra mísseis de cruzeiro era “quase zero”, disse o Tenente-Coronel Michael Trujillo, Comandante do 113th Aerospace Control Alert Detachment (113th ACA) da Guarda Aérea Nacional do Distrito de Columbia.
“A conclusão desse projeto demostra o compromisso da Northrop Grumman de colocar em serviço rapidamente os radares de quinta geração na frota, capacitando as aeronaves para combater e derrotar ameaças cada vez mais sofisticadas à nossa nação e seus aliados”, disse em comunicado, Mark Rossi, Diretor de Programas SABR da Northrop Grumman.
Para celebrar o marco atingido, em 09 de junho, a USAF realizou uma cerimônia na Base Conjunta de Andrews, Mariland. Responsável pela defesa aérea da Capital Federal, o 113th ACA, subordinado à 113th Wing, está entre as unidades de defesa aérea de caça de alerta mais ativas do país, sendo seus caças os primeiros a receber os novos radares, em 2020.
No total, os novos radares foram instalados em F-16 de 12 unidades da ANG distribuídos em nove bases espelhadas pelo país. “Trabalhamos muito, sem muito apoio e com muitos críticos dizendo: ‘Não tenho mais um dólar para gastar nesses velhos F-16’”, disse o Tenente-General Michael A .Loh, Diretor da ANG, em seu discurso na cerimônia.
No enteanto, esses foram os primeiros 72 caças F-16 equipados com os novos radares de quinta geração. Centenas de outros estão programados para receber o pacote de atualização nos próximos anos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO