Grupo turco Baykar adquire italiana Piaggio Aerospace. O governo italiano autorizou a venda para o grupo turco Baykar de todos os ativos industriais das empresas Piaggio Aero Industries e Piaggio Aviation, que operam no mercado internacional sob a a marca Piaggio Aerospace. O controle da empresa italiana foi alvo de uma concorrência internacional vencida pelos turcos.
A Baykar é mundialmente reconhecida pelos seus veículos aéreos não tripulados (UAV) e tecnologias aeroespaciais avançadas. A aquisição é um marco estratégico significativo nos setores aeroespacial e de defesa, expandindo a presença do grupo Baykar na produção de aeronaves convencionais e sistemas de propulsão avançados.
Nos último anos, o centenário grupo Piaggio Aerospace – fundado em 1884 – enfrentava sérios problemas financeiros devido ao grande endividamento, o que gerou incertezas sobre o seu futuro. Os ativos envolvidos na negociação incluem a Piaggio Aero Industries, focada em projeto e fabricação de aeronaves como o P.180 Avanti, e a Piaggio Aviation, especializada em manutenção, reparo e revisão de aeronaves (MRO).
Com esta aquisição, a Baykar terá acesso à importante base de clientes internacionais da Piaggio, além do knowhow do grupo italiano em sistemas de propulsão e aeronaves tripuladas, consolidando sua estratégia de diversificação tecnológica. Com isso, os principais produtos da empresa turca como os UAVs Bayraktar TB2 e Bayraktar Akıncı, também poderão integrar capacidades desenvolvidas pela Piaggio, melhorando ainda mais as suas já reconhecidas capacidades.
O governo italiano aprovou a venda somente após receber garantias de que os interesses estratégicos e de segurança nacional fossem protegidos e que os empregos na indústria aeroespacial local fossem mantidos.
“Após seis anos de espera, estamos dando à Piaggio Aerospace, um importante ativo estratégico do nosso país, um futuro com uma perspectiva de produção de longo prazo, salvaguardando os complexos corporativos e a força de trabalho”, disse Adolfo Urso, Ministro para o Desenvolvimento Econômico da Itália.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO