O grupo jihadista Boko Haram assumiu que derrubou o Alpha Jet da Força Aérea Nigeriana (NAF), desaparecido desde quarta-feira (31/03), na área da floresta de Sambisa do estado de Borno, nordeste da Nigéria, conforme noticiamos hoje.
O site Global Sentinelng informou que um vídeo [não apresentado], foi divulgado pelos terroristas, mostrando o jato da NAF sobrevoando baixo em uma área sob forte ações de combate. Nas imagens, seria possível ver os insurgentes do Boko Haram usando um armamento pesado portátil, para disparar contra o caça, e na sequência, uma explosão seguida por uma “bola de fogo” caindo no solo.
O vídeo, com mais de sete minutos, mostraria os terroristas fortemente armados, falando em árabe e inglês, vasculhando e saqueando os destroços do Alpha Jet e dos restos mortais dois tripulantes.
Não ficou claro nas imagens qual tipo de armamento de fato foi usado pelo grupo insurgente, liderado por Abubakar Shekau, para abater o Alpha Jet NAF 475, mas suspeita-se que ele foi abatido por um armamento portátil do tipo MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems), ou Sistema de Defesa Aérea portátil empregando um míssil ar-superfície. Fontes de inteligência tem reportando que o Boko Haram tem em sua posse mísseis ar-superfície 9K32 “Strela-2” (OTAN SA-7 “Grail”) e 9K338 “Igla-S” (OTAN SA-24 “Grinch”) de fabricação russa.
Este incidente levanta sérias preocupações de segurança sobre as em aeronaves de combate e humanitárias que sobrevoam a região em conflito. O Diretor de Relações Públicas e de Informação NAF, Comodoro da Aeronáutica Edward Gabkwet, revelou hoje as identidades dos pilotos abatidos na missão: o Tenente Aviador John Abolarinwa e o Tenente Aviador Ebiakpo Chapele.
@FFO