Grupo EDGE vende mais de 100 drones para as Forças Armadas dos EAU. As Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) encomendaram um grande número de veículos aéreos não tripulados (UAV) modelos Reach-S e Garmoosha produzidos pelo grupo EDGE. O anúncio ocorreu durante o Dubai Airshow, encerrado na semana passada nos EAU.
Serão 100 UAV Reach-S de asas fixas e um número não especificado do UAV Garmoosha de asas rotativas, ambos produzidos localmente pelas empresas Advanced Concepts e Halcon, subsidiárias do grupo EDGE.
De acordo com a fabricante, o drone armado Reach-S é do tipo MALE (Medium Altitude – Long-Endurance, ou Média Altitude e Grande Autonomia), sendo o primeiro deste tipo desenvolvido e fabricado nos Emirados Árabes Unidos.
Destinado para missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e combate, ele tem um peso máximo de decolagem (MTOW) de 600 kg e capacidade para levar uma carga útil de até 120 kg. A aeronave possui capacidade de decolagem e pouso autônomos e um raio de ação de até 200 km distante da Estação de Controle de Solo.
“Concluímos com sucesso dois testes de voo e uma campanha de lançamento de armas com o Reach-S, e atualmente estamos nos preparando para um teste de voo de longa duração”, disse o comunicado da Edge, citando o vice-presidente sênior da Advanced Concepts, Saeed al-Mansoori.
O drone de asas rotativas Garmoosha tem um MTOW de 550 kg e uma capacidade de carga útil de 120 kg.
@FFO