• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Grupamento de Operações Aéreas da PCPR celebrou nove anos

10 de julho de 2025
Grupamento de Operações Aéreas da PCPR celebrou nove anos. Fotos: PCPR.
Grupamento de Operações Aéreas da PCPR celebrou nove anos. Fotos: PCPR.

Grupamento de Operações Aéreas da PCPR celebrou nove anos. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemorou em 04 de julho último, nove anos de criação do seu Grupamento de Operações Aéreas (GOA). A unidade realiza voos de policiamento de repressão qualificada e atua em apoio às unidades da PCPR em todo o Estado.

Desde a sua criação, o GOA contabiliza 3.836 missões e 5.454,28 horas voadas. Somente neste ano de 2025, entre 1º de janeiro e 30 de junho, foram realizadas 240 operações e registradas 264 horas de voo.

O GOA opera de forma ininterrupta e presta suporte a diversas frentes da polícia judiciária, atuando no cumprimento de mandados de prisão e busca, transporte de equipes táticas e apoio em ocorrências de unidades da PCPR em diferentes regiões do Estado. Também colabora com outras instituições, como a Casa Militar — no transporte de órgãos para transplante, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Polícia Federal (PF).

“O Grupamento de Operações Aéreas é um recurso estratégico que permite à Polícia Civil atuar com agilidade em ações como o cumprimento de mandados, perseguições e outras operações. A mobilidade proporcionada pelas aeronaves garante resposta rápida em qualquer região do Estado e fortalece a capacidade de ação das unidades da PCPR”, afirma o delegado-chefe do GOA, Renato Coelho.

O GOA tem como atribuição ampliar a mobilidade das equipes operacionais, possibilitando atuação integrada em operações complexas. A estrutura também permite o deslocamento rápido de efetivo, favorecendo a pronta resposta da PCPR em situações de urgência.

Em março deste ano, o GOA participou de um treinamento voltado à ambientação de cães farejadores com as aeronaves da corporação. A instrução envolveu cinco policiais civis e dez cães do Núcleo de Operações com Cães (NOC), visando estabelecer um procedimento operacional padrão para o transporte aéreo dos animais em ações emergenciais. “A integração das equipes visa reduzir o tempo de resposta em operações que demandem a atuação dos cães em todo o estado”, completa.

O Grupamento de Operações Aéreas conta com uma frota de um helicóptero Robinson R44, um avião Beecheraft B58 Baron e dois helicópteros AS 350 Esquilo, sendo um deles alugado.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login