Gripens Tchecos atualizados. A Administração Sueca de Materiais de Defesa (Försvarets MaterielVerk – FMV) concluiu a atualização para o padrão MS20 de todos os caças JAS 39C/D Gripen da Vzdušné síly armády České republiky ou Czech Air Force – CzAF (Força Aérea Tcheca). O CzAF opera 12 JAS 39C e dois JAS 39D no 211. Tacticka Letka (211.TL) sediado na base aérea de Čáslav.
A atualização do MS20 incluiu modificações de hardware e um novo software. A atualização aumenta muito a capacidade do Gripen de engajar alvos terrestres, incorporando bombas não guiadas e guiadas por laser, além da capacidade ar-ar que foi aprimorada pela introdução de novos modos de radar.
Outro elemento-chave será a integração do pod eletro-óptico Litening III, que será usado não apenas para guiar mísseis e bombas, mas também em reconhecimento aéreo e combate. A atualização também implementa o datalink da Alliance – Link 16 – bem como criptomódulos para comunicação secreta.
A atualização da frota da CzAF para os padrões mais recentes é um marco importante para a próxima implantação de seis meses dos caças JAS 39 na Lituânia, para a missão de Policiamento Aéreo do Báltico (BAP), prevista para iniciar em abril deste ano. Os Gripens Tchecos também estão certificados para reabastecimento ar-ar noturno (AAR – Air to Air Refuelling) com aeronaves-tanque da USAF.
O CzAF arrenda os Gripens da empresa sueca Saab desde abril de 2005. O primeiro período de arrendamento foi de 10 anos, que foi estendido em 2015 por mais 12 anos, indo até 2027. Em 2025, o Ministério da Defesa tcheco (MoD) tomará a decisão de estender o contrato de locação ou optar por um novo tipo de caça, que poderá ser o Saab Gripen E/F.
@CAS