

Gripens e F-16 tailandeses atacam alvos militares no Camboja. Caças Gripen C/D e F-16AM/BM da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) realizaram ataques aéreos de precisão contra instalações militares do Exército do Camboja, em nova escalada do conflito envolvendo as duas nações.
Segundo informações, os ataques da tarde de sábado (13/12) foram realizados por caças JAS 39C/D Gripen da RTAF equipados com munições de precisão guiadas a laser. Foram destruíram alvos do Exército do Camboja na região de Nong Ya Kaew, incluindo as instalações da 2ª Companhia de Reconhecimento e um depósito de munições do 503º Batalhão de Patrulha de Fronteira.
Declarações atribuídas a autoridades cambojanas, relataram que caças F-16 da Tailândia prosseguiram com as ações ao longo da fronteira na manhã de domingo (14). Foram atingidos alvos na Vila de Tri Ekapheap, comuna de Tomdar, distrito de Veal Veng, província de Pursat.
O Comando da Força Aérea Real Tailandesa não emitiu nota oficial sobre as ações do final de semana. Fontes militares tailandesas afirmaram anteriormente que as operações ao longo da fronteira são realizadas em resposta as ameaças contra a segurança nacional e têm como objetivo neutralizar a infraestrutura militar utilizada pelas forças inimigas.

Fontes militares do Camboja também indicaram que os ataques se estenderam para além da região de fronteira, atingindo “alvos em profundidade”. Essas ações não foram detalhadas e carecem de confirmação.
Os recentes ataques aéreos da RTAF seguem uma série de incidentes que apontam para uma escalada acentuada no conflito que envolve a Tailândia e o Camboja.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO