Gripen suecos para a Força Aérea da Ucrânia? A mídia sueca vem divulgado que o governo do seu país pedirá às forças armadas que vejam a possibilidade de transferir caças Saab JAS 39 C/D Gripen para a Ucrânia.
A rádio pública sueca SR e o jornal DN citaram que, segundo fontes não identificadas, que este pedido deverá chegar em breve a Swedish Air Force (SwAF) No início deste ano, a Ucrânia solicitou permissão para que pilotos e técnicos avaliassem operacionalmente o Gripen em um voo de ensaio, viando ser ele uma das aeronaves capazes de defender os céus da Ucrânia.
A Suécia concordou e concedeu a possibilidade de treinamento no Gripen para o pessoal ucraniano e, em 14 de setembro, o ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, disse, em uma declaração por escrito, que os pilotos ucranianos já foram autorizados a testar em voo o Gripen.
“O treino de orientação foi concluído e conforme o relatório que recebi das Forças Armadas, o treino correu bem”, afirmou no comunicado. O treinamento de orientação incluiu voos de teste em voo e em simuladores, além de instruções para o pessoal de terra.
Os detalhes divulgados até o momento são escassos, porém o Gripen sempre foi considerado um candidato a ser empregado pela Força Aérea da Ucrânia, devido à sua capacidade de realizar operações dispersas, operando a partir de estradas, pistas despreparadas, em locais isolados e com apoio reduzido.
Se de fato isto ocorrer, algo que não há ainda uma real definição, estas aeronaves teriam que sair da frota da SwAF, isto é, teriam que ser retiradas da linha de voo. É algo a ser observado, pois a SwAF está envolta em modernizar seus Gripen C/D, o que, naturalmente, já reduziria a frota. É esperar para ver. De toda a forma, a própria ídia sueca afirma que se for de fato implementado, só de materializaria em 2024.
@CAS