Gripen revoa com o Airbus A400M. Neste mês de setembro a FMV (Defence Materiel Administration) da Suécia em conjunto com a Força Aérea Alemã (Luftwaffe), conduziu uma série teste de reabastecimento em voo (REVO) entra aeronaves JAS 39C/D Gripen e o Airbus A400M Atlas da Força Aérea Alemã. O objetivo é validar e homologar a capacidade de REVO do Gripen com o Atlas com o emprego do sistema probe and drogue.
Os voos de REVO são realizados na ala F21 em Luleå da Força Aérea Sueca (Sweden Air Force – SwAF), empregando aeronaves Gripen C/D da 2º Esquadrão da F21sendo reabastecidas pelo A400M 54+27 do Lufttransportgeschwader 62 (LTG62) da Luftwaffe com sede em Wunstorf (ETNW). Além da Alemanha, o Atlas é empregado pela Royal Air Force (RAF) – Reino Unido, pelo Armée de l’Air et de l’Space (AAE) – França e pelo Ejército del Aire (EdA) – Espanha.
Durante o período de teste, o avião-tanque alemão é baseado em Luleå, revoou com junto com quatro JAS 39C/D a serviço da FMV Test and Evaluation. Em testes anteriores de reabastecimento com outras aeronaves-tanque, a FMV pagou por toda a certificação. Mas nesta operação, ficou acordado cada país arcaria com seus próprios custos.
Como o Airbus A400M está disponível em países europeus da OTAN, a validação também é de interesse para mais países que usam JAS 39C/D, que incluem além da Suécia, a Hungria e a República Tcheca. Eles estão envolvidos e financiam tudo por meio de nossos acordos de suporte. Homologar o Gripen coloca ele em um padrão de REVO da OTAN. Isso terá um grande efeito não só para as forças aéreas que voam com o Gripen na Europa, mas em todo o mundo.
O próximo passo será a homologação do Gripen com o Airbus A330MRTT, outra aeronave empregada peor diversos países da OTAN.