Gripen e F-16 são os finalistas nas Filipinas. A Força Aérea das Filipinas (PhAF — Philippine Air Force) anunciou no dia 7 de julho que o processo de escolha para o novo caça (MRF- Multi-Role Fighter) ficará o Lockheed Martin F-16V bloco 50/52 e o Saab JAS39/D+.
“Os dois concorrentes finais do projeto MRF são o F-16V Block 50/52 e a versão JAS39 Gripen C/D+”, disse o porta-voz da PhAF, Coronel Maynard Mariano.Ele completou que embora o projeto do MFR tenha sido aprovado, o governo ainda não alocou recursos para ele. F-16V é o mais recente e avançado versão do clássico F-16 em operação sendo considerado pela equipe do projeto MFR de 4ª geração, tendo sido comprovado em combate. Enquanto isso, o JAS39 Gripen C/D+ é classificado como o “avião de caça mais confiável do mundo”. O caça de fabricação sueca requer pessoal e equipamentos mínimos de apoio em terra para operações dispersas e pode operar em pequenas estradas despreparadas. Também é equipado com radares e sensores sofisticados e armas.
O contrato para o projeto MRF pode ser assinado este ano e prevê um mínimo de 12 aeronave. O MRF faz parte do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas, previsto para o período 2018 – 2022, que visa adquirir mais equipamentos para defesa. Os novos caças, sejam eles F-16V ou Gripen C/D irão atuar ao lado da atual de 12 KAI FA-50PH recebidos entre 2015 a 2017 pela PhAF como sua primeira aeronave supersônica após o descomissionamento dos Northrop F-5 Tiger II em 2005.
@CAS