Gripen E dispara míssil MBDA Meteor. A Saab realizou recentemente o primeiro teste de disparo real com o Beyond–Visual– Range Air–to–Air Missile (BVRAAM) MBDA Meteor no Gripen E. O tete foi bem-sucedido, onde o míssil foi lançado do Gripen E (SwAF 6002) a uma altitude de aproximadamente 16.500 pés e dentro da aérea de testes da Força Aérea da Suécia de Vidsel, no norte da Suécia. Não foi confirmada a data do teste, mas deve ter sido entre maio de junho deste ano.
“É muito bom concluirmos agora o primeiro teste de disparo com o Meteor do Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”. — Mikael Olsson, head de Teste e Verificação de Voo da Saab.
“Este sucesso é uma grande demonstração da parceria entre a MBDA e a Saab, que após muitos anos de cooperação ativa continua se fortalecendo. Este teste também mostra de forma excelente nossa habilidade conjunta de integrar rapidamente capacidades de armamentos no novo Gripen E”. — Jim Price, vice-presidente da MBDA na Europa.
O MBDA Meteor é um míssil ar-ar BVR com alcance superior a 100 km movido com sistema de propulsão do tipo “ramjet”, que revoluciona as capacidades de combate aéreo. Os motores dos mísseis semelhantes têm um impulso inicial relativamente curto logo após o lançamento (short boost-phase), fazendo com que o armamento siga até o alvo por inércia, perdendo velocidade durante a trajetória. O sistema ramjet do Meteor, mantêm o impulso até o ponto de impacto, em velocidades superiores à Mach 3, reduzindo as chances adversárias evadir no combate.
A Saab concluiu todos os testes de voo necessários para a certificação de tipo militar (MTC) para o caça JAS 39E/F-39E Gripen E na função ar-ar. A aprovação permitirá que as forças aéreas do Brasil e da Suécia se tornem operadoras oficiais do tipo.
O foco do programa de ensaios em voo do Gripen E está no desenvolvimento e teste contínuos, principalmente dos sistemas táticos e na integração de uma variedade de armamentos, como por exemplo, o Meteor.
O programa Meteor é uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas da Europa e assistiu ao Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia se unirem para criar este míssil revolucionário de combate aéreo. A Saab é parceira do programa Meteor em conjunto com o principal contratante MBDA UK.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS