Gripen E da FAB pelas ruas de Navegantes. O mais novo Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) foi transladado por via terrestre nesta madrugada (13/12), do cais do Porto de Navegantes para o Aeroporto de Navegantes (SC). O F-39E matrícula 4107 chegou da Suécia ontem, a bordo do navio mercante holandês MV Florijngracht.
O deslocamento viário de aproximadamente 1,5 km entre o terminal da Portonave e o Aeroporto de Navegantes envolveu um aparato de técnico e de segurança com profissionais da FAB, Saab, Policiais do Estado de Santa Catarina, funcionários e agentes da Prefeitura Municipal e Guarda Municipal, fiscais de Trânsito de Navegantes, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, entre outros.
Como ocorreu nas outras ocasiões, o “cortejo” do jato militar pelas ruas de Navegantes foi acompanhado por centenas de curiosos durante todos os aproximadamente 30 minutos que durou o deslocamento.
No Aeroporto de Navegantes, o caça fica em um hangar privado onde os técnicos da Saab irão instalar o assento ejetável, o kit de sobrevivência e realizar os testes de motor visando o voo de translado que ocorrerá em breve para Anápolis.
Recebimentos anteriores
O primeiro F-39E (4100) foi entregue pela Saab em setembro de 2020. Na sequência chegaram ao país mais dois caças (4101 e 4102), desembarcados em Navegantes em abril de 2022, seguidos dos F-39E (4103 e 4104) entregues no final de 2022. Os últimos Gripen E (4105 e 4106) chegaram ao Brasil em maio deste ano (veja lista a seguir).
Gavião Peixoto
Originalmente a FAB encomendou 36 caças Gripen E, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022 foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E. Um acordo foi assinado entre a Saab e o governo brasileiro para montar os F-39 da FAB na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto (SP). Inclusive a fabricante sueca já enviou o primeiro kit contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final no Brasil.
A FAB reúne os seus F-39 Gripen E no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
@FFO