• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Gripen E com novos elevons

21 de outubro de 2023
Gripen E com novos elevons. O novo formato do bordo de fuga da asa é visto no protótipo do Gripen E 6002. Foto: Saab.
Gripen E com novos elevons. O novo formato do bordo de fuga da asa é visto no protótipo do Gripen E 6002. Foto: Saab.

Gripen E com novos elevons. Imagens de dois Saab Gripen E nas cores e marcas da Força Aérea Sueca (SwAF – Sweden Air Force) mostram uma interessante modificação aerodinâmica nas aeronaves. Todas as partes móveis do bordo de fuga das asas foram modificadas, alterando o design dos elevons e ampliando a área alar.

A modificação teria como objetivo otimizar a aerodinâmica do caça, produzindo menor arrasto e maior sustentação, melhorando a manobrabilidade do jato em baixas velocidades. Os “elevons” são superfícies móveis de controle de voo que combinam as funções de rolagem e elevação, ou seja, unificam a função dos ailerons e profundores como apresentados em aeronaves convencionais. Além disto, a porção interna também fazem papel de flaps durante o pouso. São muito comuns em caças em formato “delta” (como a família dos conhecidos Mirages).

A modificação nas peças móveis das asas consistiu em um redesenho delas, deixando as duas partes alinhadas no bordo de fuga. Antes, como visto nas fotos abaixo, o elevon interno se unia a fuselagem com uma “quebra de 45º” em direção ao saída do motor. É visível que ao aumentar os elevons ocorreu a ampliação da área alar.

Caso essa modificação seja o novo padrão para o modelo, muito provavelmente os seis F-39E do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) terão que passar por uma atualização. A alteração possivelmente será feita na instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Algumas perguntas ficam:

  • A modificação exigirá homologação e novos ensaios (se já não foi feita), uma vez que houve uma alteração significativa de aerodinâmica?
  • Haverá alguma alteração no envelope operacional e na capacidade do Gripen E?
  • Por que a modificação foi necessária?

Abaixo duas imagens do Gripen E, sendo uma original e outra do mesmo avião já modificado. Dois Gripen E já foram vistos assim, o protótipo 6002 e o primeiro da linha de produção em série, matrícula 603, recentemente entregue para ensaios em voo pela agência sueca FMV (saiba mais).

Gripen E original (Foto: Saab).
O mesmo Gripen E com elevons modificados (Foto: Saab).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login