Gripen C+ segue na pauta de negociações das Filipinas. O Departamento de Defesa Nacional das Filipinas (DND) anunciou recentemente, que está finalizando um Acordo de Implementação (AI) que facilitará a negociação de equipamentos de defesa com a Suécia. Esta é mais uma etapa do Memorando de Entendimento (MoU), assinado em junho do ano passado entre ambos governos.
A assinatura do Acordo deverá ocorrer no próximo mês de março, quando autoridades das Filipinas visitarão a Suécia. Entre os possíveis tópicos do AI está a negociação de um lote de 12 caças multifuncionais Saab JAS39 Gripen C/D+ para a Força Aérea das Filipinas (PhAF). No ano passado, o avião de combate foi assunto em uma reunião entre a embaixadora sueca nas Filipinas e representantes do DND.
O JAS39 Gripen C/D+ é candidato ao projeto Philippine Multi-Role Fighter (MRF), ao lado do Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon Block 50/52. O MRF tem como objetivo reequipar a PhAF com um lote de uma dúzia de novos caças de Quarta Geração, que irão complementar a linha de defesa aérea do país, ao lado dos jatos de ataque KAI FA-50PH.
A versão modernizada Gripen C+ recebeu equipamentos e sistemas eletrônicos do Gripen E, a versão mais recente do caça sueco. Além disso, a Saab oferece o Gripen C+ com um pacote de armamentos atualizados, o que inclui mísseis ar-ar MBDA Meteor e anti-navio RBS-15 Mk III. Outra vantagem a favor do Gripen C+ é seu motor General Electric F-404, o mesmo usado pelos jatos de ataque KAI FA-50PH operados pela PhAF.
@FFO