Greenville vai produzir 48 F-16 por ano. A ideia da Lockheed Martin é produzir quatro esquadrões de 12 aeronaves F-16V por ano em sua nova planta de Greenville — Carolina do Sul. Os planos compravam que o icônico caça ainda tem um forte mercado pelo mundo.
E pensar que recentemente, a linha de produção do F-16 esteve inativa, tendo inclusive, a linha de Fort Worth, Texas sido totalmente destina a produção dos F-35. Porém, graças ao aumento de novos clientes a linha foi transferida em 2021 de Fort Worth, Texas para Greenville, Carolina do Sul.
Atualmente, a instalação de Greenville tem um pedido de 136 versões F-16 Block 70/72 de última geração em andamento. Com um potencial contrato do governo jordaniano no horizonte, esse número pode subir em breve para 148 unidades. A unidade de produção em Greenville não está apenas funcionando, mas em expansão. No ano passado, o primeiro F-16, uma encomenda de longa data de Omã, foi finalizado. A previsão da Lockheed Martin é que o F-16 seja operacional até 2072, e isto traz boas perspectivas para a planta de Greenvile.
A Lockheed Martin produz F-16 em Greenville desde 1984, inicialmente como apoio da planta de Forth Wort e após como uma das plantas de produção final do caça. A instalação desempenha desde então um papel fundamental na produção da aeronave, produzindo milhares de F-16 para USAF e aliados. Desde 2021 passou a ser a única planta de F-16 em solo americano.
O F-16 é um dos caças de maior sucesso da história e Greenville tem sido um dos principais contribuintes para seu sucesso. A instalação também esteve envolvida na produção de outras aeronaves, incluindo o C-130 Hércules e o P-3 Orion. Nos últimos anos, a instalação de Greenville passou por melhorias significativas e esforços de modernização para melhorar suas capacidades de produção. Essas atualizações incluíram a instalação de novos equipamentos e tecnologias, bem como a contratação de trabalhadores qualificados adicionais.
A Lockheed Martin informou que espera construir 10 aeronaves este ano. Em 2024 e 2025, a produção está projetada para disparar, produzindo até quatro esquadrões. “Até 2025, prevemos produzir 4 novos F-16 por mês, o equivalente a 48 por ano”.
Os F-16 poloneses não são esperados até depois de 2028, com a Eslováquia e a Bulgária também aguardando ansiosamente sua vez. Esses países precisam dessas aeronaves para reforçar o flanco oriental da OTAN. O maior cliente do F-16 até o momento é Taiwan, com uma compra de 66. A Turquia também espera se juntar às fileiras de novos clientes, aguardando a aprovação dos EUA para uma compra de 40 aeronaves. “Com mais de 3.000 F-16 em todo o mundo, incluindo 700 na Europa, a presença do F-16 é inegável. O novo F-16 Block 70/72 possui um tempo de voo de 12.000 horas, superando a maioria dos caças modernos. Consequentemente, o F-16 continuará voando ao lado do F-35 na Europa e no mundo por muitos anos”, observou a corporação.
Além disso, a produção de F-16 é uma importante fonte de receita para a Lockheed Martin. Além de única linha de produção do F-16 nos Estados Unidos, também é a única linha de produção capaz de produzir a versão mais recente do F-16, conhecida como F-16V. A linha de produção do F-16 em Greenville inclui uma variedade de processos, incluindo a montagem da fuselagem, asas e cauda da aeronave. A linha também inclui a instalação dos aviônicos, motores e sistemas de armas da aeronave.