Green Power Turbine Systems apresenta a bomba precisão PGB-128. A empresa sérvia Green Power Turbine Systems apresentou a PGB-128, uma bomba planadora de alta precisão adaptada para implantação de veículos aéreos não tripulados (UAV) na UMEX 2024.
Eventos recentes ressaltaram a suscetibilidade dos UAVs de baixa velocidade aos sistemas de defesa aérea, levando a uma mudança estratégica no sentido de utilizá-los como transportadores de munições ociosas ar-superfície ou bombas planadoras, especialmente aquelas capazes de operar além da cobertura dos sistemas militares de defesa aérea.
A exposição UMEX 2024 apresentou uma variedade dessas munições, ostentando atributos como alcance estendido, seção transversal de radar mínima (RCS), ogivas potentes e precisão notável.
O PGB-128, com calibre de 128 mm, apresenta design totalmente modular e configuração aerodinâmica convencional. Voltado principalmente para o combate a alvos terrestres estacionários, pode ser liberado de pontos rígidos externos de UAVs conforme o padrão MIL-STD-8591 da OTAN. A navegação é facilitada por um sistema de navegação inercial (INS), aumentado por sinais GPS de satélites quando acessíveis.
Além disso, a munição pode ser equipada com um sistema de retorno de imagem por infravermelho (IIR) ou laser semi-ativo (SAL) para alcançar uma precisão quase cirúrgica, com o SAL apresentando uma probabilidade de erro circular (CEP) de menos de 3 metros.
Quando lançado a partir de veículos aéreos não tripulados a uma altitude de 2.000 metros, o PGB-128 tem alcance mínimo de voo de 15 km, que se estende até 60 km quando implantado a partir de 7.620 metros. Medindo 1.053 metros de comprimento, envergadura de 1,49 metros e pesando 30 kg (incluindo uma ogiva de 18 kg), o PGB-128 é construído a partir de materiais compósitos.
Usando um foguete propulsor, esta variante será lançada a uma altitude predeterminada e fará a transição para uma trajetória de voo planada após o desdobramento da asa. Durante o transporte, as asas superiores são dobradas, desdobrando-se após a separação dos veículos aéreos não tripulados.
A Green Power Turbine Systems é uma empresa inovadora focada no projeto e produção de motores turbojato de alta qualidade e econômicos para diversas aplicações. Fundada em 2013 pelos proprietários da empresa EDePro, a Green Power Turbine Systems é a única empresa exclusivamente autorizada para comercialização de programas de desenvolvimento e produtos finais fabricados pela EDePro.
@CAS
A Força Aérea Argentina (FAA), através do Centro de Pesquisa Aplicada (CIA), da Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (DGID) e do Centro de Testes de Voo (CEV), retomou os trabalhos de desenvolvimento da bomba planadora FAS 850 Dardo. O projeto estava parado há cerca de uma década.
Em "Notícias"
O Departamento de Estado dos EUA notificou o Congresso em 25/07 sobre a autorização de uma possível venda para a Bélgica de até 196 bombas planadoras de precisão GBU-53/B. Elas serão destinadas à equipar os novos caças furtivos Lockheed Martin F-35A Lightning II da Força Aérea Belga (BAF).
Em "Notícias"
Oficiais das Forças Armadas da Ucrânia revelaram um aumento significativo na frequência de ataques aéreos. Eles cresceram seis vezes mais nas últimas semanas, se comparados aos que vima sendo conduzidos pelas Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS).
Em "Notícias"