

Grécia vai modernizar 38 F-16C/D Block 52+ para a configuração F-16V. A Grécia autorizou a modernização de 38 aeronaves F-16C/D Block 52 para a mais recente do caça da Lockheed Martin, o F-16C/D Block 70/72, também chamado do F-16V Viper.
O pacote, em consonância com as 83 aeronaves F-16 Block 52+ que já estão passando por modernizações, está programado para ser analisado pela comissão parlamentar de defesa no início de 2026, antes que a carta de solicitação seja enviada aos Estados Unidos. Se isto for aprovado, a Hellenic Air Force (HAF) passará a ter 121 F-16V.
Se aprovado, o processo avançará para a preparação e o envio da Carta de Solicitação ao EUA, que reúne e define todos os requisitos para os 38 caças F-16 Block 52 listando as especificações técnicas, o armamento, as peças de reposição, o suporte pós-venda e as provisões para futuras atualizações.
As estimativas iniciais de custos dos EUA para a modernização ultrapassaram € 1,8 bilhão, um nível considerado inadequado para o planejamento de longo prazo da Grécia, enquanto propostas subsequentes, em torno de € 1,5 bilhão, cobriam somente 30 dos 38 F-16.
O HAL que evitar um plano fragmentado e insistiu na modernização de todas as 38 aeronaves, o que levou a novas rodadas de negociações, apoiadas pela taxa de câmbio favorável entre o euro e o dólar e pela potencial revenda de componentes reaproveitáveis recuperados dos Block 52+, ao qual os 38 F-16 pertencem.
Esses ajustes aproximaram o custo projetado de € 1,2 bilhão, e uma otimização adicional reduziu a estimativa para aproximadamente € 1 bilhão, o que é considerado compatível com as prioridades plurianuais de equipamentos da Grécia. Essa abordagem de custo permite a inclusão de toda a frota de F-16 Block 52+, em um inventário unificado de F-16V Viper. Vale lembrar que 83 unidades estão sendo convertidas nas instalações da Indústria Aeroespacial Helênica (HAI) em Tanagra. Os primeiros F-16V da HAL foram entregues em 2022.

A decisão da Grécia de modernizar suas 38 aeronaves Block 52 contribui diretamente para o equilíbrio do poder aéreo regional, visto que a Turquia mantém uma frota numericamente maior de F-16, com a compra de mais 40 F-16V e em brave terá aeronaves 44 Eurofighter Typhoonm, sendo 20 novos e 24 usados do Catar e Omã. A TuAF decidiu adiar a atualização de 79 aeronaves F-16C/D existentes, em prol do novo caça da TAI, o KAAN.
A Grécia, por outro lado, está montando uma força composta por 121 Vipers, 24 Rafale F3R e mais de 20 caças F-35A, com Mirage 2000-5 e F-16 Block 30 a serem utilizados em funções de transição.
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