Grécia poderá transferir caças F-16 Block 30 para Ucrânia. A Grécia está considerando transferir seus 32 caças F-16 Block 30 mais antigos para a Ucrânia, através de uma triangulação com os Estados Unidos. A informação foi divulgada pela agência Al Jazeera, citando fontes militares consultadas sob anonimato.
“A opção preferida pela Grécia para transferir esses jatos para a Ucrânia, seria vendê-los aos EUA que os atualizariam e os repassariam para Kiev”, informaram as fontes ouvidas pela Al Jazeera.
A motivação para o governo grego apoiar mais fortemente a Ucrânia veio em 06 de março deste ano. Neste dia, o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, escaparam de um ataque de com um míssil russo que explodiu próximo onde estavam, durante uma visita ao porto de Odessa, no sul da Ucrânia.
A Grécia enfrenta enfrenta tensões contínuas com a vizinha Turquia e tem grande interesse em manter uma capacidade de defesa aérea robusta. Recentemente a HAF recebeu novos Dassault Rafale e tem a aprovação dos EUA para adquirir até 40 jatos multifuncionais F-35A de quinta geração.
Além disso, está em meio a um processo de modernização da sua frota de cerca de 80 F-16C/D Block 50/52+/52+Advanced, para o padrão Block 70. Os Mirage 2000-5 deverão ser vendidos, pois tem alto valor de mercado, e os jatos mais antigos foram (ou serão) aposentados, como os F-4 Phantom e F-16 Block 30.
Operados pelo Esquadrão 330, os 32 F-16C/D Block 30 mais antigos são remanescentes de um lote original de 40 jatos adquiridos pela Grécia entre 1988 e 1990 e que passaram por extensão de vida útil. Eles se reunirão aos caças doados à Ucrânia pela Bélgica (30), Dinamarca (19), Holanda (24) e Noruega (12 operacionais + 10 spare parts).
@FFO