Segundo a imprensa grega, o Ministério da Defesa enviou em 13 de novembro uma LOR (Letter Of Request) ao Departamento de Estado Americano solicitando oficialmente a compra de 18-24 Lockheed Martin F-35. Conforme havíamos informado aqui, o governo grego já recebeu dados sobre a disponibilidade e os preços.
A aquisição imediata de um esquadrão de 18-24 F-35A junto com a compra de 18 Dassault Rafale, o governo grego acredita que estará restaurando o equilíbrio do poder aéreo com a Turquia. Ironicamente boa parte destes F-35A devem vir de um lote destinado a Turquia, que foram embargados pelos EUA, face a compra das baterias antiaéreas S-400 da Rússia. Os caças franceses Rafale devem começar a entregar para a Força Aérea a partir do início de 2021 a uma taxa de um por mês, de modo que até o final do primeiro semestre do próximo ano já seja possível usar eles na defesa do país. A expectativa é que os F-35A também cheguem a partir de 2021
“A decisão de entrar (Grécia) no programa F-35 Joint Strike Fighter será baseada em uma variedade de fatores, como o programa de entrega do caça, o plano de reembolso, a configuração da aeronave e uma possível combinação para obter um total de 18- 24 jatos (novos ou usados, se disponível)” menciona a Carta de Manifestação de Interesse do Ministério da Defesa Nacional grego datada de 6 de novembro.
“Agradecemos a sua resposta imediata”, diz a carta do Ministério da Defesa Nacional, assinada pelo Diretor-Geral de Armamentos e Investimentos, Theodoros Lagios.
“Devido aos arranjos fiscais internos e outras regras aplicáveis dentro do orçamento da UE e quadro de déficit, é crucial que os primeiros F-35 sejam entregues em 2021. Da nossa parte, faremos todo o possível para implementar esse programa ambicioso”.
@CAS