Grécia enviará carta de solicitação para aquisição de caças F-35. A Grécia deve apresentar aos Estados Unidos um pedido formal para a aquisição de caças de quinta geração Lockheed Martin F-35 Lightining II. De acordo com a mídia local, a decisão de Atenas foi firmada na última quarta-feira (29), e uma carta de solicitação (LoR) deverá ser enviada à Washington nos próximos dias.
Os planos para equipar a Força Aérea Helênica (HAF) com o avançado caça furtivo norte-americano haviam sido explanadas pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, durante sua visita à Washington em maio. Os planos foram reforçados pelo Ministro da Defesa grego, Nikos Panagiotopoulos, e pelo chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, Konstantinos Floros, em sua viagem aos Estados Unidos em julho.
Em dezembro de 2021, o Congresso dos EUA aprovou a Lei de Parceria e Defesa Interparlamentar EUA-Grécia, abrindo os caminhos para a futura negociação dos caças F-35. Em janeiro de 2020, foi o ministro da Defesa Panagiotopoulos quem revelou a aquisição de 24 F-35s por US$ 3 bilhões. A carta de solicitação (LoR) é o primeiro passo de um longo processo.
De acordo com informações exclusivas da SKAI TV, a Grécia solicita um lote inicial de 20 aeronaves F-35, conforme o primeiro-ministro já havia anunciado, e outras 20 aeronaves mediante solicitação futura. O Ministro da Defesa grego se reuniu no mês passado com executivos do Programa F-35 Joint Strike Fighter. Inicialmente Atenas estaria focada na compra de 24 caças furtivos.
Depois de enviar a carta de intenção, os EUA deverá se pronunciar oficialmente sobre a disponibilidade, custo e cronograma de entrega. O processo levará um bom tempo, mas ambas as partes estão determinadas a concluí-lo no próximo ano. Com a resposta positiva dos EUA ao pedido grego, serão iniciados os processos para a celebração do acordo, produção das aeronaves, treinamentos de pilotos e técnicos e adequação da infraestrutura local. A entrega deverá começar a partir de 2028.
@FFO