Grécia encomendou 35 helicópteros UH-60M Black Hawk. Os Estados Unidos concedeu à Sikorsky, empresa do grupo Lockheed Martin, um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) para fornecer 35 helicópteros UH-60M Black Hawk para a Aviação do Exército da Grécia. O acordo inclui além das aeronaves, treinamentos e suprimentos. Com essas aeronaves, os gregos reforçarão sua capacidade de autodefesa e a interoperabilidade com a OTAN, informou a LM em nota.
“O helicóptero Black Hawk é o carro-chefe das aeronaves de transporte médio multimissão e permitirá à Grécia realizar operações importantes na região. Esses helicópteros se juntarão aos F-16V atualizados, aos novos MH-60R, aos F-16, C-130 e S-70B existentes, bem como aos futuros F-35 da Grécia”, disse Costas Papadopoulos, diretor executivo de desenvolvimento de negócios internacionais da Lockheed Martin para a Grécia, salientando que “a frota de UH-60M proporcionará à Grécia capacidades expandidas para operações aéreas, terrestres e marítimas, contribuindo para a segurança do país nos próximos anos.”
Com sua atual frota helicópteros S-70B e novos MH-60R navais, recentemente adquiridos para a Marinha Helênica, a Grécia padroniza sua frota militar com diversas versões da família Sikorsky “Hawk”, se beneficiando das vantagens operacionais e de manutenção de uma frota comum.
Com base em mais de 80 anos de parceria com a Grécia, a Lockheed Martin está pronta para fornecer suporte aos F-35, F-16 e C-130 gregos, bem como aos helicópteros Sikorsky “Hawk” que aumentarão as capacidades de dissuasão do país e a sua interoperabilidade com nações aliadas.
A Grécia será o 12º operador europeu dos helicópteros Black Hawk. Em 2024, o governo dos EUA concedeu contratos à Sikorsky para produzir 84 helicópteros UH-60M Black Hawk para países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. A Sikorsky recebeu contratos para aumentar da Áustria, Brasil, Croácia, Jordânia, Romênia (S-70), Suécia e Tailândia.
Fonte: Lockheed Martin
@FFO