Grécia com dificuldades para vender seus o Mirage 2000-5BG/EG. Depois que a França recusou sua oferta de compra de seus 24 caças Mirage 2000-5BG/EG, a Grécia vem encontrando dificuldades para vendê-los, o que afetou os planos de financiar novas aquisições de caças Dassault Rafale para a Hellenic Air Force (HAL).
A mídia grega Ekathimerini afirma que conversas feitas com possíveis compradores, incluindo a Índia, não atraíram muita atenção. De acordo com relatos, a Grécia decidiu não prosseguir com o acordo mesmo quando a Ucrânia expressou interesse em comprar as aeronave. Das 24 células, somente 12 estariam ativas, sendo 3 biplaces. Os demais — 12 EG monoplaces, estariam estocados. Todos pertencem ao 331 e ao 332 MIRA da Base Aérea de Tanagra (LGTG).
A relutância da França em comprar de volta o Mirage 2000-5, que poderiam ter sido enviados para a Ucrânia, mostra sua dedicação em eliminar a aeronave em favor do Rafale no AAE. Isso também enfatiza a menor importância da Grécia nas vendas de defesa da França, especialmente quando a Grécia reduziu seu pedido inicial do Rafale F3R de 36 para 24 aeronaves.
Além disso, o acordo Follow-On Support (FOS) para o Mirage 2000-5 terminará em 2027. Sua renovação ou qualquer proposta de renovação é desconhecida, pois o fabricante voltou todo o seu suporte para o Rafale.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS