

Grécia avalia Embraer C-390 para substituir seus C-130 Hércules. O Programa de Aquisição de Defesa de Longo Prazo da Grécia teria incluído formalmente o Embraer C-390 Millennium como candidato para substituir os envelhecidos C-130 Hércules da Força Aérea Helênica (HAF).
Conforme relatado pelo OnAlert em 22 de abril de 2025, o Comando do Estado-Maior da HAF recomendou a aquisição inicial de pelo menos três C-390, com opção para aeronaves adicionais em fases subsequentes. Essa potencial aquisição está estruturada dentro de um planejamento de defesa de 12 anos, mas a sua implementação está programada para o final desta década.

Até a introdução das novas aeronaves de transporte, a HAF manterá sua capacidade de transporte tático com um número limitado de Lockheed Martin C-130 Hércules, além dos Leonardo C-27J Spartan. Os C-27J passarão por atualizações através de um novo contrato de suporte de cinco anos planejado para 2026.
Apesar dos esforços contínuos do do 356º Esquadrão de Transporte Tático “Hércules” da HAF e da Indústria Aeroespacial Helênica (EAB), as taxas de disponibilidade dos antigos C-130 permanecem baixas. No início deste ano apenas quatro aeronaves estavam operacionais, com uma possível quinta prevista para retornar ao serviço nos próximos meses.

A Grécia já havia enviado um pedido aos Estados Unidos para a compra de alguns C-130 desativados, mas estes foram considerados inadequados devido aos custos de manutenção e recuperação. Um novo pedido foi apresentado desde então para aeronaves excedentes operacionais, algumas das quais deverão estar disponíveis neste ano de 2025.
O interesse grego pelo C-390 Millennium aumentou em 2023, quando a Embraer levou em mais de uma oportunidade a aeronave para demonstração na Base Aérea de Elefsis, onde militares da HAF participaram de voos de familiarização, observaram os procedimentos de carregamento e conheceram detalhes do avião de transporte multifuncional brasileiro.

A Grécia é um dos vários países da OTAN e da Europa que consideram ou selecionam o Embraer C-390. Os gregos também estão avaliando o Lockheed Martin C-130J Super Hércules com a oferta dos americanos envolvendo aeronaves novas ou usadas.
O número atual de Embraer C-390 encomendados chegou a 35, com projeções de 120 unidades em negociação. A Grécia foi listada entre esses potenciais compradores, com seis aeronaves em consideração.

Entre os clientes do C-390 Millennium estão Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Suécia e Coreia do Sul. O Marrocos também está avaliando a aeronave brasileira. Outros países também estão demonstrando interesse no avião da Embraer, incluindo a Polônia, Finlândia, Turquia, Arábia Saudita, África do Sul, Angola, Índia, Egito, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos e Ruanda.
Recentemente o Brasil e Portugal iniciaram estudos para o desenvolvimento conjunto do C-390 IVR, uma variante de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. Esta versão integrará radar de abertura sintética, sensores eletro-ópticos e infravermelhos, sistemas de comunicação avançados e pontos de fixação externos para carga útil, com uma configuração modular roll-on/roll-off para manter a flexibilidade entre as missões. Esses desenvolvimentos foram anunciados na exposição de defesa LAAD 2025, onde foram formalizados acordos de cooperação entre a Embraer e a Força Aérea Portuguesa.

A frota de C-390 da Força Aérea Brasileira tem reportado níveis de disponibilidade superiores a 93% e taxas de sucesso de missão acima de 99%. O valor de cada aeronave é estimado em aproximadamente € 80 milhões, com custos operacionais considerados inferiores aos do C-130J devido à comunalidade de motores e aos procedimentos de manutenção de padrão comercial.
As necessidades da aviação de transporte da Grécia incluem não apenas o transporte tático, mas também o suporte a operações de evacuação médica e combate a incêndios, que se encaixa dentro do perfil de missão suportada pelo C-390. O engajamento da Embraer com a Grécia faz parte de uma campanha de marketing mais ampla na Europa, apoiada por acordos de cooperação com parceiros da indústria europeia e governos nacionais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO