Grécia aprova a compra dos MQ-9B SeaGuardian. O Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Deputados da Grécia aprovou no dia 8 de julho a aquisição pela Hellenic Air For (Força Aérea da Grécia) de três Unmanned Aircraft System (UAS) General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SeaGuardian por US$400 milhões.
O MQ-9B SeaGuardian é uma versão do MQ-9B SkyGuardian, mas com melhorias estruturais para ter maior resistência e uso em condições climáticas extremas e software de controle de voo aprimorado. Além disso, o MQ-9B SeaGuardian é mais resistente a colisões com pássaros e raios. Ele pode realizar uma série de missões, como coleta de dados inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio a operações humanitárias e resposta a desastres naturais, busca e salvamento, vigilância de fronteiras e combate ao contrabando, entre outros.
O sensor principal do MQ-9B SeaGuardian é o AN/DAS-1 Multi-Spectral Targeting System-B (MTS-B) com câmera de vídeo diurna colorida e monocromática, câmera infravermelha e câmera de intensificação de imagem com telêmetro e ponteiro To be. Incorpora ainda o radar AN/APY-8 Lynx II, com sistema de imagem sintética, sistema móvel de indicação de alvos em terra e sistema de busca na área marítima. Para um voo seguro, especialmente em áreas povoadas, o MQ-9B SeaGuardian incorpora os sistemas TCAS II (Traffic Alert and Collision Avoidance System) e ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast).
Em janeiro de 2021, a General Atomics (GA-ASI) anunciou que, em colaboração com a italiana Leonardo, integrará o radar de busca de superfície SeaSpray-7500E V2 no MQ-9B SeaGuardian. O radar será integrado externamente, em uma gôndola, no pilão de suspensão ventral. O SeaSprey-7500E V2 é um radar com tecnologia AESA para coleta de informações, vigilância e reconhecimento. Ele pesa 104 kg, opera na banda de frequência “X” e tem um alcance de 320 milhas náuticas (593 km).
Além dos sensores, o MQ-9B SeaGuardian incorpora um sistema de link de dados e sistemas de comunicação VHF/UHF. Os sistemas têm uma vida operacional de 40.000 horas de voo e podem decolar e pousar automaticamente. Suaaltitude operacional máxima de 40.000 pés e podem voar continuamente por 40 horas. Sua velocidade máxima é de 389 quilômetros por hora. Seu comprimento é de 11,7 metros e sua envergadura é de 24 metros. A capacidade interna máxima de transporte de combustível é de 2.721 litros, enquanto a carga útil máxima é de 2.177 kg em nove estações de suspensão (sensores e armas). Eles carregam um motor Honeywell TPE331-10 com potência máxima de 900 cavalos e um sistema de controle digital do motor.
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