• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Gray Wolf entra na fase decisiva

21 de julho de 2020
O chefe da equipe de solo, o Airman 1st Class Wyatt Hegner, prepara a saída do F-16C para um teste de voo com o protótipo de míssil de cruzeiro Gray Wolf visto na asa esquerda. (Foto: USAF/Kyle Brazier)

A USAF informou que concluiu em 9 de julho de 2020 uma série de testes envolvendo um protótipo de míssil de cruzeiro de baixo custo, desenvolvido pelo Air Force Research Laboratory (AFRL), sob o programa chamado Gray Wolf (Lobo Cinzento). O míssil foi projetado para ser lançado em rede e em forma de um enxame, para atacar ameaças vindas da defesa aérea integrada do inimigo. Os testes incluíram ensaios em voo realizados pelo 416th Flight Test Squadron (416th FLTS) na área de ensaios em voo da Edwards AFB, California – EUA. Os voos de empregaram uma aeronave F-16C Bloco 40 AF 87-0352 da unidade.

“Gray Wolf é um esforço de demonstração de ciência e tecnologia, destinando-se a ser um programa de prova de conceito. O AFRL atua como escritório de programa do sistema (System Program Office – SPO) da arma, responsável por desenvolver e certificar a proposta original”, disse Conor Most, engenheiro de voo do 416th FLTS

O programa já alcançou alguns marcos importantes até aqui, como ensaios de interferência eletromagnética e compatibilidade (EMIC – Electromagnetic Interference & Compatibility), bem como, voos de “transporte cativo”, para verificar a capacidade aerodinâmica. 

O F-16C Fighting Falcon AF 87-0352 , pilotado pelo major Jacob Schonig do 416th FLTS realiza um teste de voo com um protótipo do míssil de cruzeiro Grey Wolf sobre o Oceano Pacífico, em 9 de junho. (Foto: USAF/Ethan Wagner).

A verificação EMIC é feita no solo para confirmar se o míssil está corretamente configurado para voar e integrado a aeronave de teste. Somente a partir daí foi possível um voo “cativo” onde o míssil mostrará suas características aerodinâmicas e quais os efeitos de arrasto ele proporciona a aeronave. Um teste real de “separação” do pilone na faixa de testes marítimos da Estação Aérea Naval de Point Mugu está programado para o setembro de 2020.

No início deste ano, o motor de baixo custo Technical Directions Inc. TDI-J85 da Gray Wolf completou uma bem-sucedida campanha de teste de voo, culminando em vários arranques e operação em túnel de vento simulando grandes altitudes. A TDI é uma divisão da Kratos, fabricante de drones. 

Membros da equipe de teste do 416th FLTS posam para uma foto após um teste de voo cativo do protótipo de míssil de cruzeiro Gray Wolf em um F-16C na Edwards AFB, Califórnia em 9 de junho. (Foto: USAF/Kyle Brazier).

O AFRL iniciou o Gray Wolf em 2017, para demonstrar a viabilidade de um míssil de cruzeiro lançado por via aérea que seja muito mais econômico, se comparado com similares existentes no mercado.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login