Grave colisão na pista do Aeroporto de Tóquio-Haneda no Japão. O ano de 2024 não começou bem para a aviação japonesa. No final da tarde de 02/01, um Airbus A350 da Japan Airlines (JAL), com 379 pessoas a bordo, colidiu com um bimotor Bombardier DHC-8 da Guarda Costeira Japonesa, com seis tripulantes, sobre a pista do Aeroporto Internacional de Tóquio-Haneda.
Apesar da gravidade do acidente, cujas imagens são impressionantes, e do grande número de pessoas a bordo do A350, apenas – e infelizmente – cinco tripulantes do Dash 8 da Guarda Costeira perderam a vida.
O acidente ocorreu às 17h30 (horário local), quando o Airbus A350-941 da JAL, matrícula JA13XJ, estava finalizando o voo 516, procedente do Aeroporto de Sapporo-New Chitose. O jato de passageiros tocou a pista 34R de Haneda, e segundos após colidiu violentamente com o DHC-8-315Q MPA da Guarda Costeira, matrícula JA722A, que estava alinhando sobre a pista.
Japan Airlines flight JL516, an Airbus A350 has collided with a Coast Guard aircraft on the runway at Tokyo-Haneda Airport. The aircraft is on fire with rescue operations underway. pic.twitter.com/BygfKxZBgh
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 2, 2024
De acordo com as informações – preliminares – a Torre de Controle de Haneda havia autorizado o pouso do JAL 516 na pista 34R, enquanto orientou o piloto do avião da Guarda Costeira a taxiar pela taxiway “C1” (Charlie 1) até o ponto de espera, onde deveria manter-se antes de ingressar na pista. Por motivos que estão sob investigação, o DHC-8 acessou a pista 34R pela intersecção “C5” ao mesmo tempo que o Airbus da Japan Airlines estava pousando.
Ouça aqui as parte das comunicações reais entre o Controle de Tráfego Aéreo de Haneda e outras aeronaves momentos após oa cidente.
Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento da colisão entre as aeronaves, o incêndio que iniciou imediatamente, o Airbus correndo a pista com o trem de pouso dianteiro recolhido e envolto por chamas. Demonstrando a característica disciplina oriental – mesmo em situações de alta gravidade – todas as 379 pessoas, milagrosamente, deixaram o A350 rapidamente e em segurança. Imagens internas feitas pelos próprios passageiros mostram o impressionante silêncio a bordo, quebrado apenas pelas instruções emitidas pelas comissárias.
Video from the inside of the cabin.#JapanAirlines #JAL #JL516 #Tokyo #Haneda #A350 #Airbus https://t.co/jDyWGWzkkV pic.twitter.com/ucWnrCYIhF
— FlightMode (@FlightModeblog) January 2, 2024
Infelizmente, o DHC-8 da Guarda Costeira ficou completamente destruído pelo fogo, e a maioria dos tripulantes morreu no local. Apenas o piloto foi resgatado com ferimentos graves e encaminhado para um hospital. A aeronave estava atuando em missão de ajuda humanitária ao terremoto ocorrido na Península de Notoiria, e estava decolando com suprimentos para a Base Aérea de Niigata.
@FFO