Grave acidente com Il-76MD da Força Aérea Russa. Um cargueiro Ilyushin Il-76MD das Forças Aerospaciais da Rússia (RF VKS) caiu na madrugada de hoje (24/06) logo após decolar da Base Aérea de Dyagilevo (UUBD), no Oblast de Ryazan, oeste do país. Cinco dos nove tripulantes morreram no acidente.
De acordo com a mídia, a aeronave estava em missão de ressuprimento das tropas militares russas em combate na Ucrânia. Ele havia decolado de Orenburg com destino a Belgorod, com uma escala técnica para reabastecimento em Dyagilevo.
Imediatamente após a decolagem do quadrijato Il-76MD, matrícula RF-78778, o controlador de voo de Dyagilevo, teria avistado e informado fogo no motor nº 4 (mais externo da asa direita). O piloto tentou retornar para o aeródromo, sem sucesso.
Imagens de testemunhas mostram o cargueiro em voo com fogo em uma das asas. Ele caiu a cerca de 500 metros de um condomínio habitacional em Ryazan, sem causar vítimas em solo. Um dos quatro motores foi encontrado há mais de um quilômetro do local da queda do avião.
Os Ilyushin 76MD da RF VKS estão fortemente envolvidos em missões de transporte de equipamentos militares para a zona de guerra. Ryazan fica a cerca de 200 quilômetros a sudeste de Moscou, portanto longe da Ucrânia. A cidade tem uma importante unidade de paraquedistas das forças armadas russas, que sofreram significativas perdas no conflito na Ucrânia.
Oficialmente o Ministério de Defesa Russo disse que o Il-76MD estaria em missão de treinamento, contrariando as informações amplamente divulgadas pela mídia internacional. Três morreram no local do acidente e foram identificados como Vladimir Petrushin, Nikolai Gorbunov e Dmitry Andreev. Duas das cinco vítimas fatais morreram no hospital, para onde foram encaminhados os sobreviventes, que estariam em estado grave.
@FFO