Grave acidente com helicóptero dos Bombeiros de Minas Gerais. Um helicóptero EC145 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) caiu no final da tarde de ontem (11/10), no município de Ouro Preto, região central de Minas Gerais. Todos os seis tripulantes que estavam a bordo morreram no acidente.
O EC145 (BK117) do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMMG, matrícula PR-UEA código “ARCANJO 04”, tinha efetuado uma missão SAR nas buscas pela aeronave Air Tractor AT-502B, matrícula PS-SLR, que desapareceu durante o combate à incêndios florestais na região. Equipes de terra localizaram os destroços do monomotor e seu piloto sem vida.
Após o encerramento das buscas aéreas, os pilotos do ARCANJO 04 realizaram um pouso preventivo no trevo rodoviário de Ouro Preto, para aguardar melhorias das condições meteorológicas que se encontravam com nuvens baixas e chuva leve. A guarnição do ARCANJO 04 estava composta pelo Cap. Wilker, Ten Victor, Sgt Wellerson, Sgt Gabriel, Dr Rodrigo Trindade e Enfermeiro Bruno Sudário. Após algum tempo em solo, eles decolaram para a Base do BOA.
Como o ARCANJO 04 não chegou na Base no horário previsto e não foi possível contato com seus tripulantes, o BOA acionou o SALVAERO, que confirmou receber o sinal do equipamento localizador de emergência (ELT) do PR-UEA. A partir daí, foi montada uma força tarefa de buscas envolvendo diversas equipes de vários órgãos, incluindo a aeronave SC-105 Amazonas FAB 6550 da Força Aérea Brasileira (FAB).
As buscas se concentraram nas últimas informações de GPS pelo ELT, além de triangulação com antenas de celular na região de Ouro Preto. Após 12 horas de buscas, os destroços do ARCANJO 04 e os corpos dos seus tripulantes foram localizados em uma área de serra em Ouro Preto.
O CBMMG emitiu um comunicado lamentando o acidente, e salientou que todo o apoio psicológico será prestado aos familiares das vítimas. O EC145 PR-EUA foi comprado pelo governo de Minas Gerais em 2013 para o BOA. Uma investigação aeronáutica deverá apontar as causas da queda do helicóptero.
@FFO