

Grande drone furtivo chinês visto em voo pela primeira vez. Está circulando nas redes sociais, um vídeo de curta duração que mostra o voo de um misterioso drone furtivo chinês de grande porte e em formato de asa. É a primeira visão pública conhecida deste veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV), designado extraoficialmente como GJ-X.
Com base no vídeo, analistas estimam que o GJ-X teria uma envergadura de aproximadamente 42 metros, um porte bastante incomum para uma aeronave furtiva não tripulada. Em comparação, o drone chinês teria uma envergadura maior do que o futuro bombardeiro tripulado americano B-21 Raider.
Outros detalhes observados no vídeo são que o GJ-X seria equipado com dois motores, as superfícies de controle de voo são “bipartidas” (comuns em conceitos de asas voadoras) e o revestimento inferior tem uma pintura que poderia ser usada para dificultar a identificação correta da aeronave em altitude.
O propósito do GJ-X ainda é desconhecido, mas alguns observadores militares chineses afirmam que ele seria uma plataforma multifuncional empregada como bombardeiro furtivo ou em missões de reconhecimento de alta altitude e de longa duração. Fato é que não se sabe o objetivo real deste projeto.
Em setembro do ano passado foram reveladas imagens de satélite do pátio de estacionamento da base de testes de Malan, na província de Xinjiang, onde era possível ver grandes aeronaves em formato de asas voadoras, até então desconhecidas no ocidente.
A velocidade com que a indústria militar chinesa está trabalhando para desenvolver novas aeronaves de combate avançadas é realmente impressionante, mas isso é apenas a ponta do que vaza publicamente nas redes sociais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO