

Grã-Bretanha e Alemanha construirão mísseis de ataque com alcance de 2.000 km. Os governos do Reino Unido e a Alemanha anunciaram uma nova colaboração para desenvolver uma arma de ataque de precisão de longo alcance com alcance superior a 2.000 km.
O anúncio marca o primeiro marco importante no Acordo da Trinity House, assinado em outubro de 2024, que estabeleceu a primeira estrutura de cooperação bilateral de defesa entre as duas nações.
Conforme o Ministério da Defesa, a arma estará entre os sistemas mais avançados projetados pelo Reino Unido, visa aprimorar a capacidade de dissuasão da OTAN e, ao mesmo tempo, apoiar a segurança nacional. O projeto também deverá impulsionar as indústrias de defesa do Reino Unido e da Europa, criando empregos qualificados e impulsionando o crescimento econômico.
O acordo foi revelado durante o primeiro Conselho Ministerial de Defesa da Trinity House, realizado hoje em Berlim, onde o Ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, recebeu o Secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey. As discussões se concentraram em como o Acordo da Trinity House está fortalecendo a segurança europeia e impulsionando o desenvolvimento econômico por meio da colaboração na área de defesa.
Healey declarou: “O Reino Unido e a Alemanha nunca estiveram tão próximos, e o Acordo da Trinity House já está causando um impacto positivo em nossa segurança e economia. Esta parceria está nos ajudando a fazer da defesa um motor de crescimento – criando empregos, impulsionando habilidades e impulsionando investimentos no Reino Unido e na Alemanha”.
Além disso, as duas nações discutiram um programa conjunto de aquisição de torpedos Sting Ray para aeronaves de patrulha marítima e reconhecimento P-8 Poseidon. Esta iniciativa visa aprimorar a capacidade do Reino Unido e da Alemanha de combater ameaças submarinas. A Alemanha também adquirirá pontes militares britânicas avançadas como parte da colaboração, apoiando empregos no noroeste da Inglaterra.
A próxima reunião dos ministros da Defesa do Reino Unido e da Alemanha ocorrerá amanhã (16 de maio) em Roma, juntamente com seus colegas poloneses, italianos e franceses, como parte da reunião dos Ministros da Defesa do Grupo Europeu dos Cinco (E5).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS