

Grã-Bretanha compra novo sistema de defesa aérea. O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou em agosto uma compra avaliada em £ 118 milhões para seis lançadores de mísseis MBDA Land Ceptor para o Exército Britânico.
Conforme o Ministério da Defesa, o novo equipamento “reforçará a segurança e a defesa nacional” e também contribuirá para o crescimento econômico, conforme o Plano de Mudança do governo.
O Ministro das Forças Armadas, Luke Pollard, afirmou que a aquisição faz parte de um esforço mais amplo para implementar a Revisão Estratégica de Defesa. “Duplicar nossa capacidade de implantação do sistema de defesa do Exército Sky Sabres, fortalecerá as defesas aéreas do Reino Unido, protegerá as forças britânicas no exterior e dissuadirá nossos adversários”.
O sistema Sky Sabre foi projetado para interceptar caças, drones e mísseis de cruzeiro. Ele pode guiar até 24 mísseis simultaneamente para atingir alvos separados. Sua precisão é tão grande que pode atingir um objeto da dimensão de uma bola de tênis movendo-se a uma velocidade duas vezes maior que a do som.
O British Army testou recentemente o Land Ceptor no campo de tiro QinetiQ, nas Hébridas Exteriores, durante o NATO’s Exercise Formidable Shield (Exercício Escudo Formidável da OTAN), marcando o primeiro disparo real do Sky Sabre no Reino Unido. O sistema também foi implantado na Polônia, como parte da Operação Stifftail, para reforçar as defesas orientais da OTAN. O Land Ceptor equipará o 16º Regimento de Artilharia Real.
O Sky Sabre, que substitui seu antecessor, o MBDA Rapier, é um sistema de mísseis de defesa aérea composto por três componentes distintos: o radar, o comando e controle e os mísseis. Ele pode controlar o voo de 24 mísseis simultaneamente, guiando-os para interceptar 24 alvos distintos. Embora retratados juntos na fotografia, na realidade, espera-se que operem a distâncias de até 15 km.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS