Governo sueco assina pedido para aquisição do Saab GlobalEye AEW&C. No último dia 1º de outubro, a Försvarsmaktens (Forças Armadas Suecas) emitiram um pedido formal para a aquisição do Saab Global 6000 GlobalEye. O anúncio não detalhou a quantidade de aeronaves que envolvidas na negociação. O pedido chegou oito meses após o anúncio de que o governo sueco estaria disposto a comprar algumas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) da Saab.
Em 14 de outubro de 2020, o Ministério da Defesa da Suécia (MoD) publicou um documento de 181 páginas descrevendo o projeto de lei de defesa para o período de 2021-2025, que entre outros pontos, aumenta em cerca de 40% o orçamento para defesa neste período.
Uma das necessidades mais urgentes do país é a aquisição de um novo sistema de alerta e controle antecipado aerotransportado para a Força Aérea Sueca (SwAF). As atuais aeronaves Saab 340 Erieye de Vigilância e Controle Aerotransportado (ASC), em serviço desde 2004, estão defasadas tecnologicamente, e chegando ao seu limite de vida útil.
O Saab GlobalEye é uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. Está equipado com o radar Saab Erieye Extended Range, radar Leonardo Seaspray 7500E para busca marítima, além de um conjunto avançado de sensores e sistema de Comando e Controle (C2). A aeronave é capaz de detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície simultaneamente, a uma distância de 450 km, em missões com até onze horas de duração.
A SwAF possui dois S100D Argus (Saab 340 Erieye), além de dois S102B Korpen SIGINT, baseados no Gulfstream IV, que deverão permanecer em operação além de 2025.
@FFO