Governo Russo doa helicóptero Mi-8MTV e equipamentos de Defesa Civil para a Nicarágua. Em 22 de julho, o Exército da Nicarágua recebeu uma doação da Federação Russa, de um helicóptero Mil Mi-8MTV-1 para transporte de tropas, cargas, missões de busca e resgate, ajuda humanitária e situações de emergência. A informação foi divulgada pelo Comando do Exército através das suas redes sociais.
Além do helicóptero (FAN 335), a Rússia doou equipamentos especiais para combate à incêndios florestais e agrícolas, veículos todo-o-terreno para a defesa civil, e para a unidade humanitária e de resgate “Comandante William Ramírez Solórzano”, além de equipamentos para a modernização do Centro de Operações de Emergência (EOC), que atua na gerência em situações de desastres naturais no país caribenho.
O Comandante do Exército da Nicarágua, General de Exército Julio César Avilés, agradeceu a cooperação da Rússia, neste auxílio ao fortalecimento e enfrentamento de desastres naturais e emergências nacionais, incluindo o helicóptero, especialmente adaptado para essas missões.
“No total são 33 meios de transporte, incluindo duas ambulâncias equipadas, 162 meios e equipamentos denunciados para trabalhos de busca e salvamento, 549 equipas de proteção individual para lidar com situações de risco e emergências, também 405 meios de comunicação, incluindo via satélite”, salientou o General Avilés.
A cooperação russa incluiu também equipamentos para a modernização do Centro de Operações de Desastre, além de 20 sirenes que foram destinadas à criação do Sistema Antecipado de Alerta na costa do Mar do Caribe, pela Defesa Civil.
Fonte: Exército da Nicarágua