O Governo Metropolitano de Tóquio anunciou recentemente a intenção de avaliar as capacidades do tiltrotor Leonardo AW609 para revolucionar as conexões com a ilha de Ogasawara, informou a empresa italiana Leonardo neste dia 2 de setembro de 2020.
As características distintas do primeiro tiltrotor comercial do mundo, combinando desempenho semelhante ao de um turboélice (velocidade, alcance, altitude) e versatilidade do helicóptero (decolagem/aterrissagem vertical e pairando) proporcionariam excelentes características para chegar à Ogasawara, situada a aproximadamente 1000 km de Tóquio. As missões seriam realizadas em todas as condições meteorológicas sem a necessidade de grande infraestrutura, graças a sua característica de pouso e decolagem como um helicóptero.
O AW609 é excelente vetor para o transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Operando a velocidade de 275 nós, a 25.000 pés e com alcance máximo de 1000 nm, os usuários se beneficiarão da capacidade única do AW609 de voar acima do clima adverso no conforto de uma cabine pressurizada para nove passageiros.
O AW609 é ideal para atender a uma variedade de requisitos operacionais no Japão, como transporte de passageiros, EMS, SAR, vigilância e transporte VIP. Com uma frota de mais de 130 helicópteros de vários modelos no país, que atualmente realizam uma ampla variedade de missões civis, de serviço público e militares, a Leonardo tem uma presença de longa data no país com uma rede de serviço de suporte abrangente da qual o AW609 se beneficiará.
@CAS