O Ministério da Defesa da Índia anunciou que está próximo de comprar um novo lote de caças russos MiG-29 e Su-30MKI. A informação foi divulgada pelo jornal The Times of India, através das suas fontes militares.
Em um programa de rápida atualização da Força Aérea Indiana (IAF), o governo de Nova Deli está avançando no projeto de aquisição de 21 caças MiG-29 e 12 Su-30MKI russos. Este contrato segue o recente anúncio do contrato de compra de 83 jatos de produção nacional HAL Tejas, aprovado na semana passada pelo Conselho de Segurança nacional.
De acordo com as fontes de defesa citadas pelo jornal, a Índia está muito perto de emitir a solicitação de compra para a Rosoboronexport, a estatal russa responsável pela exportação de armamentos do país.
Em julho do ano passado, o Ministério da Defesa da Índia deu parecer favorável para a aquisição de 21 novos MiG-29 e a modernização dos atuais 59 Mig-29 da IAF, padronizando a frota de 80 aeronaves com modernos aviônicos e sistemas de guerra eletrônica, entre outras alterações.
A IAF atualmente possui 268 Sukhoi Su-30MKI, de um lote de 272 adquiridos do fabricante russo, sendo a maioria deles produzidos sob licença pela indiana Hindustan Aeronautics (HAL). A aquisição de 12 novos Su-30MKI, irá suprir as nove unidades perdidas em acidentes. Desta forma, a frota total presumida final totalizará 275 aviões deste modelo.
Todas as aeronaves envolvidas nestes contrato devem ser entregues entre 2024 e 2025, demonstrando a necessidade de reequipar a frota indiana com novos vetores, em meio a uma escalada militar na fronteira com a China.
@FFO