Governo gaúcho poderá adquirir um Cessna 208 Grand Caravan. O governo do Estado do Rio Grande do Sul está em meio a um processo licitatório internacional para a aquisição de uma nova aeronave turboélice destinada para o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAV-BM). O pregão eletrônico inicialmente estava marcado para 30/12/2021, mas após uma solicitação de esclarecimentos, foi reprogramado para o próximo dia 18 de janeiro, às 09h00.
O novo avião dos Estado do RS será operado pelo BAV-BM, que irá utilizá-lo em missões de apoio aéreo para as operações policiais, bombeiros, transporte de autoridades, apoio à desastres naturais, transporte aeromédico (mínimo de um paciente), entre outras missões peculiares ao Batalhão.
Sem especificar o modelo pretendido, o objeto da licitação aponta para uma aeronave de asas fixas, monomotora, para dois pilotos e oito passageiros, painel no padrão “glass cockpit”, com instrumentos de voo digitais, capacidade de carga mínima 450 kg (full combustível), autonomia mínima de quatro horas (podendo ser com tanque auxiliar), alcance mínimo de 1.400 km (756 milhas náuticas) voando a uma altitude de 3.048 metros (10.000 pés), capacidade de operações em pistas não preparadas, entre outros.
Para operar em missões EMS (Emergency Medical Service), o edital cita alguns itens obrigatórios. A aeronave deverá vir de fábrica com a capacidade de Suporte Avançado de Vida (SAV), ou seja, com todos os sistemas internos, provisões estruturais e tomadas de energia padronizadas e adequadas para receber um conjunto de equipamentos compatíveis para o transporte aeromédico, como incubadoras, macas, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, monitores multiparâmetros, suporte para cilindros de oxigênio, entre outros.
A partir da assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação terá prazo de até um ano para entregar a aeronave ao governo gaúcho.
O Batalhão de Aviação da Brigada Militar do RS, código-rádio “Guapo”, atualmente opera uma frota diversificada de aviões de asas fixas, com um Beechcraft B200 King Air (PP-ERG #Guapo 19), um Piper 23 Aztec (PP-FRS #08), um Embraer 710C Carioca (PT-NDW #10); além de helicópteros sendo dois HB-350B Esquilo (PP-EHZ #12 e PP-EHY #09), pelo menos um Schweizer 269C (PP-CEU #22) utilizado para treinamento dos pilotos, além de dois modernos Leonardo AW119 (PR-SES #23 e PR-POS #24), esses últimos os mais novos da frota.
@FFO