Governo dos EUA acelera desativação do RC-26B e enfraquece a caça aos traficantes de drogas. A USAF está adiantando seu cronograma para terminar com uma pequena frota de aviões de vigilância usados para ajudar no combate ao tráfico de drogas no território norte-americano. De acordo com pilotos da Guarda Aérea Nacional (ANG), ouvidos pela CNN, as aeronaves estão sendo levadas para o “cemitério” onde serão desmontadas.
O plano é retirar de operação os bimotores de reconhecimento RC-26, alguns meses antes do previsto. Apesar de pequena, essa frota tem prestado uma importante contribuição para o combate ao tráfico de drogas e descaminhos na fronteira.
Essa ação ocorre em um momento em que o governo Biden enfrenta um crescente debate sobre suas políticas de fronteira e da luta contra um dramático aumento no número de mortes causadas por drogas em todo o país.
De acordo com documentos obtidos pela CNN, em março deste ano, quando ficou improvável que o Congresso dos EUA adotasse uma medida que garantisse verbas para operação dos RC-26B, a USAF informou aos pilotos que as operações se estenderiam até abril de 2023.
Mas em novembro, os tripulantes dos RC-26B receberam novas instruções, para que começassem a levar as aeronaves para “o cemitério” (p.s. 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group) até o final do ano. O destino dos bimotores de reconhecimento seria o desmonte e descarte, contrariando os documentos que falavam em transferência para outra entidade fora do Departamento de Defesa.
Várias fontes ouvidas pela CNN caracterizaram a mudança da USAF como “drástica” e sem aviso prévio.
“O impacto que este avião e profissionais causaram nas operações do narcóticos foi incrível, e tenho orgulho de ter servido ao seu lado”, escreveu um piloto do RC-26 em um e-mail obtido pela CNN.
O Deputado Republicano e piloto de RC-26 na ANG, Adam Kinzinger, atuaou para tentar reverter a situação, mas disse à CNN que a mudança parece ser uma ação da USAF para desmobilizar o avião o mais rápido possível, a fim de evitar qualquer esforço de última hora para salvá-lo.
“Essa é a única razão pela qual vejo que eles decidiram acelerar o processo”, disse Kinzinger, que deixará o Congresso no mês que vem, à CNN em uma entrevista recente. Ele disse acreditar que a USAF tem pouco interesse em voar em missões antidrogas, apesar do papel descomunal do RC-26 em ajudar a aplicação da lei e combater a entrada de entorpecentes nos EUA.
Kinzinger também disse que se encontrou com o Secretário da USAF, Frank Kendall, este ano para defender a manutenção das operações com os RC-26, mas foi informado em termos muito rígidos que isso não seria possível.
“Ele basicamente deixou claro que os negócios do DoD não são, em essência, questões domésticas de drogas, embora este Departamento seja um dos principais responsáveis”, disse Kinzinger sobre a reunião. “Esse é o único avião de fronteira capacitado para tal. Fomos retirados de lá a pedido de Biden, e agora eles estão nos matando”, acrescentou.
De acordo com várias fontes, policiais de todo o país e outros pilotos de RC-26 da ANG também apelaram diretamente aos líderes da USAF em Washington para manter o avião, ou fornecer um substituto à altura.
Mas, apesar dos limites auto-impostos aos tipos de operações que podem ser realizadas pelos RC-26 da ANG, o Alto Comando da USAF decidiram que não tem mais interesse em investir recursos para missões de fronteira e antidrogas, afirmando que os drones podem preencher essa necessidade, disse Kinzinger.
“Dado que não há requisitos validados específicos do RC-26B da Força Aérea, nem financiamento dedicado para apoiar a manutenção do sistema de armas”, disse Ann Stefanek, porta-voz da Força Aérea, à CNN, “a Força Aérea está avançando com a retirada da aeronave”.
Os defensores do RC-26, incluindo Kinzinger, dizem que a USAF não tem atualmente um plano para substituir essa plataforma ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), se o programa for encerrado.
Um policial que falou anteriormente à CNN sob condição de anonimato, e disse que se livrar do RC-26 tiraria a maior vantagem que os policiais têm sobre as organizações criminosas e traficantes que atualmente estão “inundando o mercado” com grandes quantidades de fentanil, matando milhares de americanos nesse processo.
“Sei que a USAF está tentando dizer que há outras opções… mas eles não têm as mesmas capacidades”, disse o policial, que rotineiramente solicita assistência dos RC-26 da Guarda Aérea Nacional.
Nota: De acordo com o banco de dados da Scramble Magazine, a USAF teria cerca de dez bimotores RC-26B em operação em cinco esquadrões diferentes.
@FFO