O Governo do Egito vai investivir aproximadamente US$ 104 milhões para equipar a sua aeronave de transporte presidencial Airbus 340-200, matrícula SU-GGG (c/n 061), com um sistema de autoproteção LAIRCM (Large Aircraft Infrared Countermeasures), baseado no AN/AAQ-24(V)N com feixes de infravermelho direcionais. Fabricado pela americana Northrop Grumman, o sistema aumentará a capacidade de sobrevivência do avião presidencial em caso de eventuais ataques inimigos.
O sistema LAIRCM é um sistema de contramedida infravermelho que detecta, monitora e mistura mísseis que se aproximam. Inclui sensores avançados de alerta de mísseis, um apontador / rastreador laser compacto e um processador em um único compartimento que pode ser facilmente transferido entre aeronaves para atender aos requisitos de missão que mudam rapidamente. Toda a ação e intervenção do sistema ocorre de forma autônoma e sem a intervenção da tripulação.
O kit LAIRCM consiste em três torres de emissão dos feixes laser, um sistema de processamento LAIRCM, cinco sensores de alerta de aproximação de mísseis, uma unidade de controle, um conjunto smartcard e um cartão de alta capacidade de memória para o usuário.
A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA (DSCA) afirmou que a venda proposta inclui treinamento de pessoal, documentação técnica, engenharia, logística e serviços de apoio ao programa, enquanto um representante da empresa permanecerá no Egito por um ano após a implementação do acordo para realizar atividades de consultoria. O LAIRCM já foi instalado em mais de 1.800 aeronaves e helicópteros de 80 modelos diferentes.
@FFO