Governo do Chile veta empresas israelenses na FIDAE 2024. O Ministério da Defesa do Chile lançou um comunicado ontem (05/03), informando que as empresas israelenses estarão excluídas da FIDAE 2024, a maior feira aeroespacial da América Latina, que será realizada em Santiago no próximo mês de abril.
“Por decisão do Governo do Chile, a edição de 2024 da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), que se realizará entre 09 e 14 de abril, não contará com a participação de empresas israelenses. A FIDAE é organizada pela Força Aérea Chilena, e é a principal feira aeroespacial e de defesa da América Latina, e uma das cinco maiores do mundo, congregando participantes de mais de 40 países”, disse o comunicado do Ministério da Defesa.
A decisão do Ministério da Defesa reflete a posição de política externa do atual governo chileno. O Embaixador de Israel no país, Gil Artzyeli, revelou à agência AFP que não foi previamente contatado sobre a decisão e tomou conhecimento por meio do comunicado. “É difícil dizer que estamos surpresos levando em conta a doutrina do governo com Israel”, comentou Artzyeli.
O governo do presidente esquerdista Gabriel Boric, tem criticado as ações de Israel na Faixa de Gaza, no que chamou de resposta “desproporcional” ao ataque de 07 de outubro realizado pelo grupo terrorista Hamas.
@FFO